Londrina

Família autoriza doação de órgãos de adolescente morto em Londrina

26 jun 2015 às 14:42

A família do adolescente de 16 anos que morreu no Hospital Universitário (HU) de Londrina na manhã de quinta-feira (25) autorizou a doação de órgãos do rapaz. O jovem faleceu, por conta de um afundamento de crânio, após ser ferido pela explosão de um pneu, na tarde da última segunda-feira (22), em uma borracharia de Cambé.

De acordo com a chefe da Central de Transplantes da Região Norte, Ogle Bacchi, equipes médicas de todo o estado iniciaram uma mobilização, a partir da autorização da família, para a captação do coração, do fígado, dos rins, do pâncreas, dos globos oculares e dos ossos do adolescente. "Enquanto Estado e instituição, nós fazemos o nosso dever, mas vale lembrar que tudo isso só é possível por conta da atitude de uma mãe capaz de não olhar só para a sua própria dor e tomar uma atitude cheia de valor e significado para outras famílias", destacou em entrevista ao Bonde nesta sexta-feira (26).


Conforme Ogle, o coração do adolescente já foi transplantado em um paciente que estava internado há alguns meses em um hospital de Curitiba. O fígado, por sua vez, precisa ser transplantado ainda nesta sexta-feira, de acordo com a enfermeira. Ela informou, ainda, que o pâncreas e um dos rins do rapaz beneficiará um único paciente. Já o outro rim, os globos oculares e os ossos serão distribuídos a partir deste sábado (27).

Ainda de acordo com Ogle, todas as cirurgião serão realizadas em hospitais de Curitiba.


Continue lendo