Londrina

Falta de chuva não afeta abastecimento em Londrina

18 set 2012 às 14:29

A falta de chuvas em Londrina, combinada com a queda do nível do Rio Tibagi, não tem preocupado a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Segundo o diretor industrial, Roberto Arai, houve uma diminuição de 50 centímetros no nível do rio, desde o fechamento da barragem na Usina Hidrelétrica de Mauá (UHM), ocorrida em 28 de junho, até a última segunda-feira (17). Mesmo assim, não há motivos para preocupação. "Para nós é uma situação folgada, teria que baixar em torno de dois metros para entrarmos em situação de alarde", explica Arai.


De acordo com ele, a depressão natural do leito do rio é uma condição favorável à baixa alteração do nível. "Estamos produzindo água normalmente, não existe um fator que cause redução", garante o diretor.


Apesar da situação de conforto, a Sanepar recomenda que os moradores não desperdicem água. As altas temperaturas e a falta de chuva induzem o consumidor a utilizar mais do que o necessário. "A gente mantém o mesmo discurso: é preciso economizar água e não usá-la de forma abusiva", conclui Arai.


Confira algumas orientações da Sanepar para o uso racional da água:


- Feche a torneira
Uma torneira aberta faz escorrer pelo ralo 20 litros de água por minuto. Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo.


- Hora do banho
Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem 70 litros de água.


- Basta um copo
Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Deixar a torneira aberta gasta 20 litros de água por minuto


- Use a vassoura
Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água da mangueira para "varrer" xa sujeira.

- Tá na mão
Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo desperdiça 20 litros de água por minuto. Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada.


Continue lendo