Na manhã desta terça-feira (23), 35 militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União (SC), iniciaram o trabalho para instalação de uma ponte provisória que fará a transposição no Rio Taquara, entre o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, a ponte irá auxiliar no tráfego do local, que atualmente está interditado, durante os oito meses que são necessários para a construção de uma ponte de concreto.
O capitão André Luiz Araújo, que está comandando a equipe composta por dois oficiais, oito sargentos e 25 cabos e soldados, informou que os militares começaram a descarregar a estrutura da ponte, trazida por caminhões.
A ponte deverá ser finalizada dentro de 6 a 10 dias, se as condições climáticas forem favoráveis. O trabalho será realizado das 7 às 17 horas, todos os dias, incluindo o final de semana. Os militares estão alojados no salão paroquial da Igreja de Paiquerê, devido à logística dos deslocamentos.
Para auxiliar o trabalho dos militares, o Exército enviou quatro caminhões bitrem, com as peças e equipamentos necessários para montagem da ponte, além de três caminhões guindaste, uma prancha transportando uma carregadeira e outro caminhão que está a caminho de Londrina.
A ponte é composta por módulos pré-moldados de aço, que são montados manualmente pelo Exército. Os módulos são montados sobre roletes e depois de encaixados a ponte é empurrada até o local. Quando finalizada, a estrutura medirá 57 metros de comprimento, ligando as margens do rio.
O capitão Araújo explicou que o limite de carga que a ponte pode suportar foi reduzido para 48 toneladas, em vez de 80 toneladas, como foi anunciado anteriormente, pois foi avaliado que não há passagens de caminhões bitrem e carretas no local, que demandariam maior capacidade de absorção de carga.
Os militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado iniciaram o trabalho no local no dia 27 de janeiro, quando instalaram a Balsa Portada Tática Leve, para auxiliar na montagem da ponte provisória e no tráfego de veículos de emergência.