Os 873 exemplares do "Paraná Norte", primeiro jornal a circular em Londrina e região, estão sendo restaurados por meio de um projeto da a Sociedade Amigos do Museu (SAM), com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O "Paraná Norte" foi criado por Humberto Puigari Coutinho no dia 09 de outubro de 1.934 e deixou de circular em 1.953. No início era semanal e depois passou a ser impresso diariamente. Circulou nas décadas de 30, 40 e início de 50, divulgando, em nível nacional e internacional, a fertilidade e as vantagens da terra roxa do Norte do Paraná, e também as transformações decorrentes do seu desenvolvimento sócio-econômico. Atualmente os exemplares encontram-se no Museu Histórico de Londrina.
O trabalho de restauração está sendo coordenado pela professora Yara Prazeres, que conta também com o apoio de um estagiário. O processo, que começou há cerca de um mês, deve levar mais oito para ser concluído, conforme Yara.
O processo de restauração vai contar com alguns procedimentos como higienização, desacidificação, tratamento aquoso, reconstituição do suporte e acondicionamento.
Segundo a professora, depois que estiver concluído o trabalho de restauro, os exemplares do jornal serão armazenados em uma embalagem especial, confeccionada por ela própria. Somente após este etapa, os jornais voltarão a compor o acervo do Museu Histórico de Londrina, no Setor de Pesquisa e Documentação.
Informações da Prefeitura de Londrina