Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cleber Toffoli

Ex-vereador vai receber título de cidadão honorário em Londrina

Redação Bonde com CML
15 abr 2015 às 14:52
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina fazem a entrega, nesta sexta-feira (17), do título de Cidadão Honorário de Londrina ao radialista e professor aposentado Cleber Toffoli, vereador da 9ª Legislatura (1983-1988), secretário municipal de Educação e Cultura no período de 1989-1991, além de produtor e apresentador há 24 anos do programa de rádio Voz e Viola. A concessão da honraria foi uma iniciativa do vereador Roberto Fú (PDT), subscrita por mais 14 vereadores e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 12.045/2014. A solenidade organizada pelo Legislativo terá início às 20h, na sala das sessões, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Cleber Toffoli nasceu em Recife (PE), em 6 de julho de 1947. A família mudou-se no ano seguinte para Jacarezinho (PR), onde o homenageado morou durante duas décadas e cursou o ensino fundamental e médio. Chegou a Londrina em 1968, em busca do ensino superior. Formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1971 e em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974. Neste período também iniciou a carreira de professor do ensino médio, atividade que manteve até 1982.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foi eleito vereador em Londrina pelo Partido Democrático Social (PDS) para a 9ª Legislatura (1983-1989). Ocupou também o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura no período de 1989 a 1991, e secretário municipal de Cultura de 1991 a 1992. De 1981 a 2003 trabalhou na UEL como professor, tendo também exercido na instituição os cargos de prefeito do Campus Universitário nos anos de 1982 a 1986; diretor da Gráfica e Editora de 1986 a 1990 e e diretor da Rádio Universidade FM de 1994 a 2001.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abstenção de 20,68%

Mais de 200 candidatos não comparecem para fazer a Prova de Habilidade Específica na UEL

Imagem de destaque
Pare-e-siga

Com ajuda de operação, PR-445 tem tráfego liberado para dois sentidos em Irerê

Imagem de destaque
Educação Profissional

Em Londrina, obras do Centro de Educação Profissional são retomadas pela terceira vez

Imagem de destaque
Dia 19 de outubro

Paróquia São Luiz Gonzaga realiza segunda edição da Festa das Nações


Paixão - Apaixonado pela música sertaneja de raiz, realizou em 1990 o 1° Festival Sertanejo de Londrina" com participação das duplas Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, e o poeta João Pacífico, entre outros grandes nomes da música caipira. Em 1991 fundou a Confraria da Viola, composta por cantores, músicos, produtores musicais e apreciadores da música sertaneja e caipira que se reúnem em jantares e rodas de viola duas vezes por mês. Incentivado pela diretora do Festival Internacional de Londrina FILO, Nitis Jacon e pela diretora da Rádio Universidade FM à época, Maria Rosa Abelin, passou a produzir e apresentar em 1991 o programa de rádio Voz e Viola, inicialmente pela Rádio UEL e desde de 2001 pela emissora Igapó FM de Londrina.

Publicidade


Consagrado com o título de "guardião da música sertaneja"; Cleber Toffoli possui uma coleção com cerca de três mil Long Plays (Lps) e cinco mil Compact Discs (CDs). Recebeu em 2010 e 2012, o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira (IBVC), evento que reconhece produtores culturais e artistas que trabalham com a cultura de raiz. Toffoli também foi membro consultivo da coleção "A Música Brasileira deste Século por seus Autores e Intérpretes", idealizado pelo Sesc São Paulo, em 2000. É idealizador e mantenedor da Web Rádio Voz e Viola, veiculada pelo site www.vozeviola.com.br, que possui um acervo composto por mais de 30 mil músicas caipiras e sertanejas e programação ininterrupta durante 24 horas diariamente.


Dedicação à cidade - Participando ativamente da vida da cidade, Cleber Toffoli foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Cavaleiros da Paz (1980-1981); presidente do Rotary Club Londrina Cinquentenário (1986-1988); presidente do Conselho Municipal de Cultura (1989-1992); professor e diretor do Instituto Polítécnico de Londrina- IPOLON (1981-1981); e presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Técnico de Londrina- FUNTEL (1991-2004). Também foi eleito presidente do Londrina Esporte Clube (LEC) de 1985 a 1989.

O vereador Roberto Fú, proponente da honraria, destacou o vasto currículo do homenageado e lembrou da sua dedicação à época do Ipolon, quando incentivava os alunos a concluírem o curso técnico para garantirem qualidade de vida no futuro. "Me sinto honrado em ser o autor desta homenagem. O professor Cleber é um grande mestre e muito contribuiu com a nossa cidade em vários momentos. Além disso, sua dedicação à música sertaneja atrai para Londrina artistas de todo o país, além de divulgar o nome da cidade em todos os cantos. Cleber é mais do que merecedor deste título", afirmou o vereador. Fú está em licença médica e se restabelece de um acidente ocorrido no início e março. Durante a solenidade, a entrega do título a Cleber Toffoli será feita pelo vereador Roque Neto (PR).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo