A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina fazem a entrega, nesta sexta-feira (17), do título de Cidadão Honorário de Londrina ao radialista e professor aposentado Cleber Toffoli, vereador da 9ª Legislatura (1983-1988), secretário municipal de Educação e Cultura no período de 1989-1991, além de produtor e apresentador há 24 anos do programa de rádio Voz e Viola. A concessão da honraria foi uma iniciativa do vereador Roberto Fú (PDT), subscrita por mais 14 vereadores e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 12.045/2014. A solenidade organizada pelo Legislativo terá início às 20h, na sala das sessões, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.
Cleber Toffoli nasceu em Recife (PE), em 6 de julho de 1947. A família mudou-se no ano seguinte para Jacarezinho (PR), onde o homenageado morou durante duas décadas e cursou o ensino fundamental e médio. Chegou a Londrina em 1968, em busca do ensino superior. Formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1971 e em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974. Neste período também iniciou a carreira de professor do ensino médio, atividade que manteve até 1982.
Foi eleito vereador em Londrina pelo Partido Democrático Social (PDS) para a 9ª Legislatura (1983-1989). Ocupou também o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura no período de 1989 a 1991, e secretário municipal de Cultura de 1991 a 1992. De 1981 a 2003 trabalhou na UEL como professor, tendo também exercido na instituição os cargos de prefeito do Campus Universitário nos anos de 1982 a 1986; diretor da Gráfica e Editora de 1986 a 1990 e e diretor da Rádio Universidade FM de 1994 a 2001.
Leia mais:
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Paixão - Apaixonado pela música sertaneja de raiz, realizou em 1990 o 1° Festival Sertanejo de Londrina" com participação das duplas Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, e o poeta João Pacífico, entre outros grandes nomes da música caipira. Em 1991 fundou a Confraria da Viola, composta por cantores, músicos, produtores musicais e apreciadores da música sertaneja e caipira que se reúnem em jantares e rodas de viola duas vezes por mês. Incentivado pela diretora do Festival Internacional de Londrina FILO, Nitis Jacon e pela diretora da Rádio Universidade FM à época, Maria Rosa Abelin, passou a produzir e apresentar em 1991 o programa de rádio Voz e Viola, inicialmente pela Rádio UEL e desde de 2001 pela emissora Igapó FM de Londrina.
Consagrado com o título de "guardião da música sertaneja"; Cleber Toffoli possui uma coleção com cerca de três mil Long Plays (Lps) e cinco mil Compact Discs (CDs). Recebeu em 2010 e 2012, o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira (IBVC), evento que reconhece produtores culturais e artistas que trabalham com a cultura de raiz. Toffoli também foi membro consultivo da coleção "A Música Brasileira deste Século por seus Autores e Intérpretes", idealizado pelo Sesc São Paulo, em 2000. É idealizador e mantenedor da Web Rádio Voz e Viola, veiculada pelo site www.vozeviola.com.br, que possui um acervo composto por mais de 30 mil músicas caipiras e sertanejas e programação ininterrupta durante 24 horas diariamente.
Dedicação à cidade - Participando ativamente da vida da cidade, Cleber Toffoli foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Cavaleiros da Paz (1980-1981); presidente do Rotary Club Londrina Cinquentenário (1986-1988); presidente do Conselho Municipal de Cultura (1989-1992); professor e diretor do Instituto Polítécnico de Londrina- IPOLON (1981-1981); e presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Técnico de Londrina- FUNTEL (1991-2004). Também foi eleito presidente do Londrina Esporte Clube (LEC) de 1985 a 1989.
O vereador Roberto Fú, proponente da honraria, destacou o vasto currículo do homenageado e lembrou da sua dedicação à época do Ipolon, quando incentivava os alunos a concluírem o curso técnico para garantirem qualidade de vida no futuro. "Me sinto honrado em ser o autor desta homenagem. O professor Cleber é um grande mestre e muito contribuiu com a nossa cidade em vários momentos. Além disso, sua dedicação à música sertaneja atrai para Londrina artistas de todo o país, além de divulgar o nome da cidade em todos os cantos. Cleber é mais do que merecedor deste título", afirmou o vereador. Fú está em licença médica e se restabelece de um acidente ocorrido no início e março. Durante a solenidade, a entrega do título a Cleber Toffoli será feita pelo vereador Roque Neto (PR).