Londrina

Estudo para análise do lago Igapó custará R$ 134 mil

29 mai 2013 às 14:24

O estudo para apontar a situação do fundo dos lagos Igapó I, II, III e IV vai custar R$ 134 mil ao Governo do Estado. Os trabalhos tiveram início na tarde desta quarta-feira (29). O secretário estadual do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, veio para Londrina com o objetivo de acompanhar o começo do procedimento. O serviço está sendo custeado pelo Instituto das Águas. "Precisamos descobrir a quantidade de volume de sedimento que tem nos quatro lagos e também a composição desse material, se é lixo comum, resíduo orgânico, metal pesado...", explicou em entrevista ao Bonde.

Segundo o secretário, a medida servirá como base para tomada de ações que resolvam problemas críticos do lago como poluição, assoreamento e transbordamento. O estudo deve ficar pronto em 40 dias. "É um estudo mais científico. Toda vez que se tentou limpar o lago foi meio que no 'chutômetro' Agora, estamos fazendo algo adequado para culminar em um projeto sólido", argumentou.


Cheida disse que após a conclusão do estudo vai levar a situação ao governador Beto Richa (PSDB) e pedir para que ela custeie parte do desassoreamento dos lagos. "Não vamos evitar em participar. Mas vale lembrar que a prefeitura é responsável por este serviço. Seremos parceiros", ressaltou.

(Atualizado às 17h32)


Continue lendo