Londrina

Estudantes protestam contra falta de transporte

12 fev 2003 às 20:32

Pais e alunos do ensino médio fecharam a escola do distrito de Lerroville (zona sul de Londrina), na manhã desta quarta-feira, em protesto ao cancelamento do transporte escolar que os levava até Tamarana (62 km ao sul de Londrina). O portão da escola municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto ficou fechado durante cerca de uma hora e meia e só foi reaberto depois de um acordo com a direção do estabelecimento. Cerca de 600 estudantes do ensino fundamental, segundo o diretor Dirceu Plath, foram impedidos de entrar.

A reclamação dos pais que fizeram o protesto é que em Lerroville o ensino médio só é ofertado à noite, enquanto em Tamarana eles estudam de manhã. ''Os pais não querem que os filhos, principalmente meninas na faixa dos 14 anos, que moram em sítios, estudem à noite'', explicou Plath. Segundo ele, cerca de 40 alunas estudam de manhã em Tamarana e utilizavam o transporte para se deslocar até a escola.


O transporte escolar que fazia trajeto até Tamarana foi cancelado na última terça-feira pela secretaria municipal de Educação. Segundo a secretária Magda Tuma, o transporte escolar não pode ser feito para outro município e só era realizado até o ano passado porque as vagas para o ensino médio foram ofertadas em Lerroville depois de iniciado o ano letivo. ''Os pais foram avisados desde o ano passado que não teriam mais o transporte. A comunidade deve cobrar isso do governo estadual'', disse.

Nesta quinta-feira, a partir das 10 horas, acontece uma reunião com representantes da secretaria de Educação, Núcleo Regional de Educação (NRE). pais de alunos, dos conselhos distrital e escolar, e Associação de Pais e Mestres (APM). O chefe do NRE, Rony dos Santos Alves, disse que já encaminhou um ofício para Curitiba solicitando o transporte com urgência. ''Também pedimos ao prefeito de Tamarana que viabilize o transporte em caráter emergencial e provisório para que o aluno não seja prejudicado.''


Continue lendo