Londrina

Estátuas são alvo de vândalo no centro de Londrina

02 mai 2013 às 15:38

Duas estátuas localizadas em frente a loja de artigos religiosos Tupinambás, na rua Sergipe, região central de Londrina, foram alvo de vândalos na manhã desta quinta-feira (2).

Segundo o proprietário da loja, um rapaz teria usado pedras para tingir as estatuas, chamadas de Pai Velho (Pai João) e Mãe Velha (Mãe Maria), entidades de Umbanda, que representam velhos africanos que viveram nas senzalas, escravos que morreram no tronco.


O ataque arrancou a cabeça do Pai Velho e o seu braço esquerdo. Já a Mãe Velha ficou sem a mão direita.


"Essas estáduas existem há mais de 30 anos. Já a loja está aqui em Londrina há mais de 40 anos e nunca havia acontecido isso", explicou o proprietário João Batista. "As estátuas foram compradas em São Paulo. Não tenho ideia do valor de cada uma, mas acredito que a restauração, se for possível, ficará em mais de R$ 2 mil."

Apesar da violência, ninguém se feriu. O rapaz portava uma carteira de paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e sofria de problemas de saúde mental. O proprietário representou contra ele e um inquérito foi instaurado na Polícia Civil.


Continue lendo