A avenida Leste-Oeste pode ganhar estações-tubo, próximas do Terminal Central, para interligar os ônibus da cidade ao transporte metropolitano que atende os municípios vizinhos de Londrina. O principal objetivo das pequenas estações, inspiradas no sistema de Curitiba, é aumentar a segurança e o conforto dos passageiros.
Segundo o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Victor Hugo Dantas, o projeto deve se tornar uma realidade em curto prazo e está sendo avaliado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
"A construção de um terminal é mais cara e demora muito tempo. Questões como a interligação por meio de uma passarela e a instalação das estações na calçada ou no canteiro central ainda são discutidas. Espero ter uma posição sobre o assunto até o final do mês", revelou Dantas em entrevista ao Portal Bonde.
O coordenador esclareceu que o projeto trata apenas da interligação dos serviços e que a passagem única com a integração dos ônibus do município com os veículos que atendem a região metropolitana ainda precisa ser discutido com as empresas responsáveis pelas concessões.
A proposta para instalação de estações de embarque e desembarque na Avenida Leste-Oeste foi protocolada no dia 26 de junho pelo deputado Tercilio Turini na na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.
"Milhares de pessoas vêm diariamente de cidades da região e descem principalmente na área central, abaixo do Terminal Urbano, mesmo local onde pegam o ônibus de retorno. Ali permanecem expostas à chuva, ao sol, ao frio e calor, aglomeradas nas calçadas estreitas, com risco de atropelamento e outros perigos. As estações, que podem ser no formato dos tubos de Curitiba, amenizariam essa situação", disse o deputado.