Londrina

Escolas municipais da zona rural realizam projeto sobre valores

13 abr 2017 às 12:57

As escolas municipais Armando do Rosário Castelo (Distrito de Paiquerê) e Vitório Libardi (Distrito de Guairacá) estão realizando nesta semana atividades referentes ao "Projeto Valores". Até o final de abril, os alunos poderão ver cartazes ilustrativos expostos pelos corredores das duas unidades escolares, assim como o portfólio das professoras.

O projeto visa estimular comportamentos positivos na interação das crianças umas com as outras e com seus amigos, familiares e professores. Para isso, os educadores incentivam gestos como o agradecimento, a cooperação, o amor ao próximo, a honestidade, a amizade, o pedido de desculpas e de licenças, assim como a valorização do patrimônio público e sentimento de coletividade.


"Nossa intenção é mostrar para as crianças a importância do respeito entre elas, aos professores e à escola como instituição e diminuir o Bullying. Com o projeto já visualizamos diferenças nos comportamentos dos alunos, porque eles procuram melhorar e se respeitar mais. Hoje, com a sociedade cada vez mais agitada, cabe a escola não só letrar mas educar as crianças", explicou o diretor das duas unidades escolares, Jadir Reis de Mattos.


Para ensinar as crianças sobre bons comportamentos, os professores criaram um esquema que vai do vermelho ao verde, passando pelo amarelo, para indicar a forma como a criança está se comportando. Quando eles interagem de maneira grosseira, por exemplo, sua cor vai para a vermelha, o que indica que ela deve mudar para melhorar.


Ao todo, 200 alunos, de P5 e do 1º ao 5º ano, da Armando do Rosário Castelo participam das atividades, assim como as 71 crianças do P4 e P5, e do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Vitório Libardi. Para fechar as ações do projeto, que começou em 20 de março, os alunos participarão de um passeio ciclístico no final deste mês.

Além desse projeto sobre valores, as duas escolas desenvolvem programas na área da saúde ensinando a importância de se lavar as mãos e os alimentos antes de serem ingeridos, cuidados com o corpo e com os alimentos saudáveis, além do meio ambiente. O trabalho tem contribuído para a diminuição de doenças como a gripe e diarreia e já pode ser sentido na Unidade Básica de Saúde da região.


Continue lendo