Londrina

Escola municipal de Londrina promove encontro entre diferentes gerações

25 jun 2024 às 11:15

A convivência e o respeito à diversidade são valores fundamentais de uma escola acolhedora. O tema “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso” integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conjunto com mais 14 temas chamados de Temas Contemporâneos Transversais. 


Em destaque, a necessidade de a escola contribuir para aplacar toda discriminação preconceito e dialogar com a multiculturalidade. Dentre as práticas, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos.


Nesse sentido, é papel também da escola, desde a Educação Infantil, o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Em uma ação integrada entre a SME (Secretaria Municipal de Educação) e SMI (Secretaria Municipal do Idoso), alunos do P4 da Escola Santos Dumont, Jardim Industrial, região oeste de Londrina e idosas que frequentam o CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Oeste, tiveram um encontro bastante proveitoso e trocaram experiências.


A proposta intergeracional foi realizada na semana passada na sala de aula da unidade escolar e permitiu que as crianças na faixa etária de quatro a cinco anos conhecessem como eram os brinquedos de antigamente, a forma de brincar e também participassem - junto com aqueles que têm mais de 60 anos - de uma oficina de dobradura. 


A interação entre as gerações fluiu naturalmente e, graças à medição das professoras Elisa Fernandes e Angélica Silva, idosos ecrianças formaram uma grande turma em uma roda de conversas e brincadeiras. 


Conforme planejado, os alunos foram as anfitriões e estavam dispostos a ouvir dos sábios convidados o que tinham para contar e mostrar. A coordenadora pedagógica e diretora em exercício da unidade, Patricia Molina Gama, apoiou a ideia desde a sua concepção e valoriza a iniciativa da professora regente, Elisa Fernandes.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


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