O ILS (Instrument Landing System), conhecido pela sigla ILS, é amplamente utilizado como o sistema mais preciso para orientação vertical e lateral durante pousos. É especialmente crucial em condições de baixa visibilidade, como neblina, chuva e neve, permitindo que pilotos ou pilotos automáticos guiem a aeronave diretamente até a pista, mesmo que a pista só seja visível nos segundos finais antes do pouso. A eficácia do ILS depende dos recursos disponíveis nas aeronaves e nos aeroportos, bem como de considerações de custo e benefício.
E como funciona um ILS?
O sistema opera através de duas antenas instaladas próximas à cabeceira da pista, que se comunicam com a aeronave.
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A primeira antena emite sinais para ajustar a altitude, enquanto a segunda proporciona direções para alinhar lateralmente o avião com a pista.
Esses sinais se cruzam para formar uma orientação precisa, confirmada por feedback sonoro e visual na cabine, assegurando que a aeronave esteja seguindo a trajetória correta para um pouso seguro no ponto ideal da pista.
O ILS possui três categorias (CATs).
Cada uma é gradativamente mais “potente” que a anterior e capaz de auxiliar pousos em condições meteorológicas mais desfavoráveis.
O ILS – CAT I possibilita uma aproximação em que a altura de decisão (momento em que o piloto deve optar por continuar com o pouso ou continuar voando para uma nova tentativa) não é menor que 60 m de altura e a visibilidade horizontal não é menor que 550 m.
Já o ILS CAT II viabiliza altura de decisão não menor que 30m e visibilidade de até 300 m.
(Com informações da Abear)
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