O silicone é um material que está cada vez mais presente nas construções. O polímero é utilizado em vedações, em impermeabilizações e até em polimentos. Apesar de ser usado em vários setores, foi no vidreiro que o silicone encontrou terreno fértil, já que revolucionou a forma de aplicação do material.
Mas o que é o silicone? Basicamente, é um polímero formado por uma mistura de compostos químicos orgânicos e inorgânicos. Entre as principais características do material estão a capacidade flexível, a resistência aos raios ultravioletas e às intempéries.
É importante lembrar que existem vários tipos de silicone no mercado e, por isso, cada caso é único e precisa de um tipo específico. No caso da aplicação em vidros, os mais comuns são: estrutural, neutro e acético.
O silicone estrutural, como o próprio nome diz, possui formulação especial que garante a força necessária à uma determinada estrutura. Em razão da alta resistência, esse tipo de silicone é usado, especialmente, para segurar grandes peças de vidro na construção civil. Como exemplo, podem ser citados os grandes arranha-céus envidraçados.
Já o silicone neutro é usado como vedante e estão presentes, principalmente, na montagem de esquadrias. Um ponto importante é que o silicone neutro tem adesão a vários tipos de materiais, como metais, plásticos e granitos.
O silicone acético, por outro lado, tem ácido acético (ou etanoico) em sua fórmula e, por isso, tem ação fungicida. Devido a essa característica, o silicone acético é o tipo ideal para uso em ambientes internos onde existe umidade, como box de banheiros e pias de cozinha.
Para saber mais sobre as diferenças entre os tipos de silicone e o uso de cada um, assista o vídeo de Caroline Macri, gerente da Macripar, empresa especialista na distribuição de parafusos, ferramentas, silicones e EPIs.
Serviço:
Macripar Atacado
Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.004 - (43) 3324-0008
Rua João Guilherme, nº 371 - (43) 3027-0008
www.macripar.com.br
*Com supervisão de Sofia Mikrute