Londrina

Encerrada a greve dos trabalhadores da coleta de lixo

23 jun 2003 às 15:53

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, Wilson Sella, intermediou hoje (dia 23) de manhã, a assinatura do acordo que pôs fim à greve no serviço de coleta de lixo, iniciada às 8h.

A reunião foi realizada no auditório da companhia com a presença do gerente da Fossil Saneamento, empresa responsável pelo serviço, Luiz Alberto Maia e o presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná, Manassés Oliveira da Silva.


Os 120 empregados da Fossil iniciaram a paralisação no serviço devido à dificuldade de fechamento do acordo salarial cuja data base venceu no dia 1º de junho. Enquanto os trabalhadores reivindicavam a reposição integral do INPC do período (19,87%) no salário e no tíquete alimentação, a empresa vinha acenando com a reposição de 13% no salário e 11% no tíquete.


Pelo acordo, os trabalhadores receberão a reposição de 13% no salário e 11% no tíquete alimentação, retroativa a partir de 1º de junho. Além disso, os trabalhadores vão receber três abonos salariais de R$ 73,00 a serem pagos nos meses de julho, setembro e novembro. O restante do INPC, acumulado no período, volta a ser negociado em janeiro de 2004. Também foi assinado pela empresa o compromisso de não desconto das horas paradas e não demissão de trabalhadores por causa da greve.

O acordo foi a votação na assembléia da categoria no início da tarde e foi aprovado. Com isso, o serviço de coleta do lixo domiciliar e hospitalar foi reiniciado a partir das 14h, com reforço de mais dois caminhões para recuperar as seis horas de duração da greve.


Continue lendo