Das 572 praças, canteiros e fundos de vale em Londrina, apenas 125 são mantidos pela iniciativa privada através do projeto. Em troca da manutenção, que varia de preço conforme o tamanho, as empresas podem explorar a publicidade, de acordo com as especificações da lei. Hoje, 40 empresas adotaram a conservação e jardinagem de espaços públicos, sob a supervisão e fiscalização ambiental da secretaria, o que lhes dá o direito de afixar no local placas de publicidade de 35x70 centímetros, com uma distância de 50 metros entre elas.
Atualmente 15 interessados manifestaram intenção em aderir ao projeto e aguardam vistoria técnica. ''O processo de parceria é simples'', diz Antunes. A Padaria e Lanchonete Moinho do Vale, no Jardim Califórnia, pretende adotar um trecho do canteiro central na Avenida Salgado Filho, próximo à Rua Dolores Maria Bruno. ''O aspecto é feio com mato crescido'', considera o gerente Zakai Becol. De uma maneira bonita, acredita ele, poderá sinalizar e indicar melhor a localização de sua lanchonete. A Marajó Belavia Automóveis Ltda. é uma das empresas que aderiu ao projeto desde o início, em 1992. Ela responde pela jardinagem da rotatória das avenidas Juscelino Kubitschek e Higienópolis (área central).
Entretanto, há pessoas que mantêm praças e canteiros de forma espontânea, sem qualquer interesse publicitário. É o caso da dona de casa Lúcia Lopes Manseira, 56 anos, que dedica parte do seu tempo ao canteiro central da Rua Estados Unidos, no Conjunto Jurumenha (zona sul). ''É o meu jardim'', fala com orgulho. O capricho dedicado ao espaço público por ela encanta qualquer pedestre que passe pelo local. O jardim é bem cuidado, florido e bonito.
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