A empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) começou, nesta quarta-feira, a instalar cofres nos ônibus para tentar diminuir os frequentes assaltos. Os noves ônibus do Psiu serão os primeiros a circular com o novo dispositivo de segurança. A expectativa da empresa é que, em dois meses, outros 270 ônibus estejam com os cofres.
Gildalmo de Mendonça, gerente geral da empresa, disse que o Psiu foi escolhido para iniciar a instalação porque, nesse tipo de ônibus, o motorista trabalha sozinho ficando mais vunerável aos assaltos. O número de assaltos aos coletivos vem crescendo, nos últimos anos. Em 2000 foram 84 roubos a coletivos, com média de 7 por mês; em 2001, 348, com média de 29 por mês. Já este ano, até agosto, já foram registrados 272, o que dá uma média de 34 assaltos/mês.
O chefe de tráfego da empresa, Daniel Martins, contou que foram feitas visitas a outras empresas de transporte que colocaram cofres e conseguiram reduzir o número de assaltos. ''Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, depois da implantação dos cofres na empresa Andorinha, o número de ocorrências caiu de 10 a 15 por dia para uma média de 3 por mês'', ressaltou.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quarta-feira.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.