Atividades de incentivo ao aleitamento materno vão marcar a Semana Mundial da Amamentação, que começa nesta quarta-feira e vai até o dia 7.
A semana, comemorada desde 1992 e idealizada pelo Unicef, terá em Londrina palestras, cursos e concursos organizados pela prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, da Mulher e de Educação.
"É preciso investir em aleitamento. A questão não passa apenas por serviços profissionais, mas também envolve a cultura da sociedade. Estamos ainda na cultura da mamadeira", diz a enfermeira Lílian Poli, coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma), órgão ligado à Secretaria de Saúde.
O tema deste ano é "Amamentação na Era da Globalização". O objetivo da semana é, segundo a coordenadora do Calma, divulgar políticas públicas de aleitamento materno e estimular a amamentação entre as mães londrinenses.
às 19h30 de quarta-feira, no anfiteatro da Associação Odontológica de Londrina (rua Rolândia, 295), o Calma realiza a palestra "Situação da amamentação exclusiva: o papel das políticas públicas municipais" com Sônia Isoyama Venâncio, pesquisadora científica do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e doutora em Saúde Pública.
As crianças do projeto Musicando na Escola, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e desenvolvido em escolas municipais de Londrina, apresentam-se na abertura da palestra.
Na programação constam concursos de frases elaboradas por funcionários do Hospital Evangélico e de fotografias, ambos com o tema do aleitamento materno.
A frase vencedora do concurso será estampada em camisetas a serem usadas pelos profissionais do setor Materno Infantil do hospital.
Para o dia 7 de outubro, às 14 horas, na Biblioteca Virtual (jardim Franciscato, região sul), as secretarias da Mulher e de Saúde organizam a palestra com a docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Lilian Dalete.
Já nos dias 2 e 6, a Secretaria de Saúde realiza a 2ª edição do curso de manejo do aleitamento materno, destinado a profissionais das unidades de saúde e da Maternidade Municipal Lucília Ballalai. O curso tem 40 vagas.
*com informações da prefeitura de Londrina