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Planejamento

É hora de pensar em um novo aeroporto para Londrina

Eli Araújo - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

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Movimento de passageiros no aeroporto de Londrina cresceu aproximadamente 25% nos últimos cinco anos, segundo dados da Infraero - AFP/Arquivo Folha
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Atrasos frequentes e pista fechada quando o tempo não colabora. O panorama atual do aeroporto de Londrina poderá mudar, graças à construção de um novo terminal aeroportuário, capaz de receber até aviões de grande porte como o Airbus A-380, maior aeronave de passageiros do mundo.

Na opinião do arquiteto André Silvestri, especialista em projetos de reformulação e de novos aeroportos, falta vontade política para esta proposta dar certo. ''Este é um projeto de longo prazo e para se tornar viável daqui¯a 15 ou 20 anos, é preciso que a sociedade se mobilize agora''¯Silvestri, que tratou do assunto no Ciclo de Estudos promovido pela representação regional da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (Adesg), realizado na Faculdade Arthur Thomas, em Londrina, fala à FOLHA

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O que justifica a construção de um aeroporto de grande porte em Londrina?
Planejamento. A capacidade industrial das cidades próximas está aumentando bastante, formando uma metrópole. Com o tempo, Londrina vai precisar de um aeroporto maior. O atual ainda está dentro da capacidade, mas uma obra desse porte não se planeja de um dia para o outro como uma casa ou até mesmo um edifício menor. É preciso planejar agora para poder utilizá-lo daqui a 20 anos quando a cidade já terá ocupado de uma forma mais densa as proximidades do aeroporto atual. Se nós não nos adiantarmos, podemos perder a condição atual que é deixar esta área reservada.

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Que aspectos devem ser considerados na construção desse novo aeroporto?
O sítio aeroportuário já foi homologado pela Aeronáutica há cerca de dois anos. A área é recomendada por órgãos militares, de controle de tráfego aéreo e de infra-estrutura, mas existem algumas questões a serem vistas. Nós precisamos incluir esta área no Plano Diretor do município para não haver ocupação urbana porque futuramente este aeroporto terá que ter uma característica industrial ou similiar. Tem que se deixar tudo preparado até por uma questão de infra-estrutura, de vias, e também de meio ambiente.

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Quais seriam as características desse novo aeroporto?
A idéia principal é que seria um aeroporto com uma pista com quatro mil metros de comprimento por 60 metros de largura. Uma pista com essa dimensão pode operar com o Airbus A-380, que é a maior aeronave de passageiros, e os Antonov 25, que são os maiores cargueiros do mundo. Além disso, o aeroporto será planejado com áreas de escape nas duas cabeceiras, nas laterais e com rampas de proteção contra obstáculos. O aeroporto ficará próximo de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana, que formam uma espécie de ''arco''. Ele seria um aeroporto-cidade ou aeroporto-indústria, grande centro de negócios, com mão-de-obra altamente qualificada, tecnologicamente avançada, trazendo mais recursos para a cidade e melhorando também a qualidade de vida.


Outros aeroportos brasileiros já possuem essa capacidade?
São poucos, alguns nem tanto por condição de apoio terrestre, tipo hangares, e sim pelas condições da pista. Algumas são mais antigas e o grau de compactação foi feito para um tipo de aeronave. As aeronaves de hoje são muito mais pesadas e, por isso, há restrição para pouso. É preciso que sejam feitas pistas novas. A carga aérea no mundo cresce muito. Nós temos condições de reunir todas as indústrias da região e começar a criar uma base de entreposto ou de estação aduaneira ou de um sistema tipo zona franca, onde os impostos possam ter uma diferenciação.

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O senhor acha que o momento é oportuno para se discutir o assunto, já que as eleições se aproximam?
Nós estamos em uma transição política e cabe ao novo prefeito analisar para o futuro a questão do novo aeroporto, plantar essa semente. Talvez nem seja para o mandato desse novo prefeito, mas para os próximos. Tem que ser feito como em país desenvolvido, com todo o planejamento e infra-estrutura necessários. Deixar para resolver quando entra em colapso é um pouco problemático.


Quais seriam as etapas necessárias para a concretização de projeto desse porte?
Tudo é uma questão de vontade política. É uma questão para os próximos governantes, tanto federal, estadual e municipal. Tem que deixar essa área reservada e buscar fontes alternativas de recursos, como existem programas de governo para a expansão de aeroportos, e começar a estudar a implantação pelo menos da pista para poder operar com aeronaves e criar esse pólo logístico.

E qual seria o custo de um aeroporto deste porte?
O custo varia de R$ 150 milhões a R$ 300 milhões para começar a operar em condições satisfatórias. O que se deve considerar é que os aeroportos são a porta de entrada das grandes cidades. Hoje, quando o empresário chega a Londrina, ele vê a pujança da cidade, a verticalização, o Lago Igapó. Londrina tem uma região metropolitana, tem ótimos hotéis, tem shoppings muito bons, educação e saúde excelentes, a qualidade de vida aqui é muito boa. Essa seria uma forma de ligar Londrina com o Brasil inteiro, com o mundo inteiro. E a cidade só tem a ganhar com isso.


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