Londrina

Drogas são temas de dois livros lançados em Londrina

08 set 2001 às 17:24

A 7ª Jornada Paranaense de Psiquiatria e a 9ª Jornada Paranaense de Saúde Mental foram encerradas hoje (08/09) no Hotel Crystal Palace, em Londrina. Durante dois dias, cerca de 160 profissionais do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais discutiram temas da atualidade sobre o avanço nos estudos das doenças biopsicossocias e na psicofarmacologia.

Durante o evento também foram lançados em Londrina os livros ''Os filhos que usam drogas'', do psiquiatra curitibano Fernando Sielski, e ''As Drogas em Tempos de Neoliberalismo'', do psiquiatra José Elias Aiex Neto, radicado em Foz do Iguaçu.


Sielski faz um alerta aos pais. ''Os pais bebem, fumam, usam antidepressivos e anfetaminas na presença dos filhos, mas se assustam quando descobrem que o filho está fumando maconha. Eles querem tapar o sol com a peneira'', disse.


Já a obra de Aiex faz uma abordagem sociológica sobre influência da sociedade consumista e do modelo neoliberal no consumo e disseminação das drogas. O livro está sendo adotado como material didático em escolas municipais de Foz do Iguaçu. Na opinião do psiquiatra, o maior problema na definição de políticas públicas para combater o uso das drogas também é a falta de critérios sobre as drogas legalizadas e as proibidas.

Os principais temas abordados no evento foram a depressão no ciclo vital, psicogeriatria, psicoses, saúde mental da mulher, saúde mental na infância e adolescência, transtorno de humor, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e transtornos do sono.


Continue lendo