Uma camisa do tricampeão mundial São Paulo era o pedido da dona-de-casa londrinense Márcia Aparecida de Oliveira, 43 anos, a Papai Noel. Mas ao abrir o pacote misterioso que chegou à sua casa pelos Correios na véspera de Natal, a esperança de ter sido atendida se transformou em susto e decepção: ela se deparou com uma caixa de comprimidos para emagrecer e um boleto de cobrança no valor de R$ 330,00, em nome do filho de 17 anos.
Os medicamentos apresentados pela dona-de-casa traziam a marca SlimShape e anunciavam conter o princípio ativo quitosana - comum em remédios para emagrecimento e controle de colesterol. Já o boleto exibia o nome da empresa Net Cobranças e um aviso que preocupou Márcia: "Este pedido está registrado em cartório virtual. O não pagamento implica negativação no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)".
O chefe da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) em Londrina, Gerson da Silva, confirma que o negócio é irregular e alerta que golpes do gênero têm sido frequentes em Londrina. Muitas vezes, segundo ele, há cooperação das próprias vítimas.