A Arquidiose de Londrina prepara uma grande celebração para a posse do novo arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, a partir das 9h30 deste domingo (23) na Catedral Metropolitana.
Dom Orlando veio de Joinville (SC), onde ficou 12 anos a frente da diocese, e é o 4º arcebispo de Londrina. Ele sucede Dom Albano Cavalin que, por determinação da própria Igreja Católica, ao completar 75 anos - idade comemorada em 2005, deve enviar carta de renúncia da função ao Vaticano.
Cerca de cinco mil fiéis são esperados na Catedral. Só de Joinville são dez ônibus que chegam em Londrina. Também participam da cerimônia o Núncio Apostólico no Brasil - que representa o Papa no país - Dom Lorenzo Baudisseri, o Arcebispo Primaz do Brasil e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majella, além de bispos paranaenses e representantes das paróquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Londrina.
Ordenado sacerdote aos 28 anos de idade, dom Orlando dedicou sua vida à igreja, tornando-se bispo em junho de 1994. Já trabalhou no Acre, Bahia, Mato Grosso, Paraná, até ser nomeado, em 1994, para o trabalho em Santa Catarina.
Dom Orlando é admirador de cantos gregorianos, simpático à Nossa Senhora de Guadalupe e apreciador de um bom prato típico brasileiro: arroz, feijão - com farinha, faz questão de destacar. Ouve música clássica para relaxar e refletir e é torcedor do Corinthians.
>>Leia mais sobre as particularidades de Dom Orlando e os desafios de sua nova missão na Folha de Londrina deste domingo