O departamento de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Londrina concluiu o último levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti no município. O trabalho realizado entre os meses de julho a setembro detectou que 0,9% dos imóveis da cidade têm focos do mosquito. No total, foram visitados, por 190 agentes de controle da dengue, 16.775 imóveis.
Para o coordenador do Setor de Endemias do município, Elson Belisário, o resultado do levantamento é satisfatório e mostra que a população está mais atenta para o problema. ''Estamos otimistas porque o inverno foi fraco, tivemos chuvas nas últimas semanas e o índice está abaixo de 1%, isto é um bom sinal'', explicou.
A região leste de Londrina apresentou o maior índice de infestação, 1,21%, seguida pela central com 1,17%; norte, com 0,95%; oeste, com 0,75%, e o menor índice continua na região sul, com 0,57%. Segundo Belisário, o índice geral do município sofreu redução de 25% comparado com o penúltimo levantamento, realizado nos meses de abril e maio, que foi de 1,24%.
A próxima etapa na luta de combate a dengue, segundo Belisário, começa na semana que vem, dia 1º de outubro, quando os agentes de saúde começam a visitar novamente todos os imóveis da cidade para conscientizar a população sobre os riscos da doença.