Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Dia Mundial sem Carro terá atividades na avenida Higienópolis

N.Com
03 set 2019 às 17:00
- CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trocar o vaivém de veículos e o ronco dos motores por atividades que ocupem as áreas públicas e propiciem momentos de interação entre as pessoas. É com essa proposta que a Prefeitura de Londrina e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) celebram, em setembro, o Dia Mundial sem Carro. Além de sugerir um novo olhar sobre a cidade, o evento – que está marcado para o dia 21, das 7h às 20h, na avenida Higienópolis – visa discutir os problemas decorrentes da profunda dependência dos automóveis nos centros urbanos.

E para comemorar a ocasião em grande estilo, um rol de atrações está sendo preparado. Distribuídas entre a rua Sergipe e a avenida Juscelino Kubitschek, as opções – inteiramente gratuitas e para todas as idades – incluem prestação de serviços, esporte, recreação, apresentações culturais, saúde, bem-estar e muito mais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para estreitar ainda mais a relação com os moradores, a Prefeitura leva ao evento ações das secretarias de Saúde, Cultura, Defesa Social, do Idoso e Trabalho. O Procon e a Sercomtel também marcam presença, enquanto a CMTU desenvolve iniciativas de educação no trânsito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Problema que virou rotina

Escada rolante do Terminal Central de Londrina não está funcionando

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório

Imagem de destaque
Primeira ação de 2024

Projeto de Londrina atende 112 alunos da rede municipal em consultas oftalmológicas em escola da Zona Leste

Imagem de destaque
"Precisamos ser ouvidos"

Motoristas de aplicativo fazem paralisação nacional contra Projeto de Lei


Para falar de comportamentos seguros nas ruas, palhaços foram escalados para interagir com o público e convidá-lo a testar a cadeira de impulsão – espécie de assento automotivo que desliza sobre trilhos para simular o impacto de uma batida.

Publicidade


No trecho entre a JK e a rua Goiás, corrida, pedalada, crossfit e aulão de muay thai prometem não deixar ninguém parado. Esportes como basquete, pingue-pongue e slackline completam a lista de exercícios de movimento. Já para os que procuram desacelerar da correria do dia a dia com técnicas que buscam fortalecer as energias mental, física e nervosa do corpo, a opção é a aula de yoga.


A programação conta com teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientações de saúde, treinamento de primeiros socorros, degustação de alimentos, exposição de ônibus antigos e recreação infantil. A unidade móvel do Detran-PR leva serviços, atividades culturais e educativas. Universidades realizam a exposição de cursos de graduação e instituições do sistema S, como Sesc e Senac, preparam brincadeiras e ações de divulgação.

Publicidade


Consideradas um dos pontos altos do evento, as apresentações artísticas e culturais contemplam diversos gostos e estilos. Divididos em três palcos, sendo um exclusivamente reservado à projeção de curtas-metragens com temática londrinense, músicos e grupos pretendem colocar todo mundo para cantar e dançar. Dentre as atrações já confirmadas estão coral, cantores sertanejo, de pop, pagode e rock autoral. Tem também danças típicas japonesas e banda marcial e, ainda, a presença de apresentadores de emissoras de TV locais.


Histórico

Criado na França, em 1997, o Dia Mundial sem Carro teve início em Londrina em 2011. O evento é realizado sem interrupções por aqui desde 2015 e propõe a utilização das bicicletas e do transporte público como solução de mobilidade urbana. Para abraçar a ideia e ajudar a encher a avenida Higienópolis de movimento, as empresas interessadas na parceria podem entrar em contato com a CMTU pelo telefone (43) 3379-7913 ou, ainda, no e-mail: [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade