A Arquidiocese de Londrina promove, no domingo (14), o Dia Mundial dos Pobres. A data é uma iniciativa do Papa Francisco, neste ano em sua 5ª edição, com o objetivo de provocar a reflexão, ação e oração em torno dos que vivem em vulnerabilidade social.
No domingo, gestos de solidariedade em todo Brasil e no mundo visam à população mais vulnerável.
Leia mais:
Alunos de colégio estadual de Londrina participam de ação de revitalização de córrego
Fim de semana será de tempo instável e chuvas em Londrina
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira
Conselho é contra concessão da Praça da Juventude da Zona Norte de Londrina
Em Londrina, haverá partilha de café da manhã na Catedral, almoço para pessoas em situação de rua em três pontos de maior incidência na cidade, janta, e ações descentralizadas nas diversas paróquias da arquidiocese, com a população que já é atendida no cotidiano das comunidades. Ao todo serão servidas pelo menos 500 refeições.
“A proposta é somar ao que já vem sendo ofertado pela rotina dos grupos solidários”, explica padre Dirceu Fumagalli, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na zona sul de Londrina, e um dos organizadores do evento. A ação é organizada pelas Pastorais Sociais, Pastoral da Rua da Paróquia São Lourenço, zona sul, e Santuário Nossa Senhora Aparecida, Toca de Assis e Paróquia Ambiental.
Você tem compaixão?
Neste ano, o Dia Mundial do Pobre tem como tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7.
A pobreza em Londrina
Segundo dados do Ministério da Cidadania referentes a setembro de 2021, no município de Londrina, mais de 27 mil famílias vivem em extrema pobreza, ou seja, com uma renda per capita de até R$89. Já as famílias consideradas de baixa renda, que vivem com menos de meio salário mínimo per capita, somam 63 mil. Os dados são obtidos através das inscrições no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), que reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda.
Mensagem do Papa Francisco
Na mensagem para a VI Jornada Mundial dos Pobres deste ano, publicada em 13 de junho de 2021, o Papa Francisco convida a Igreja e a sociedade para não apenas se reconhecer também pobres e “ficar à espera que batam à nossa porta” mas ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento. É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”.
A mensagem completa pode ser acessada neste link.