Londrina

"Dia da Rua Sergipe" altera trânsito no centro de Londrina

11 set 2015 às 18:52

Neste sábado (12), a rua Sergipe, localizada no centro de Londrina, será homenageada com o "Dia da Rua Sergipe". Diversas atrações culturais e ações sociais serão realizadas no trecho compreendido entre a Rua Minas Gerais até a Avenida São Paulo, das 10 às 16 horas. Os dois quarteirões estarão com o trânsito impedido nos períodos da manhã e tarde para receber as atividades, que também vão ocorrer no interior do Museu de Arte de Londrina.

A Prefeitura de Londrina apoia o evento e irá participar por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Meio Ambiente (SEMA) e também a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).


A ação é organizada pelo comitê gestor Nova Sergipe. Diversas instituições da sociedade civil e órgãos públicos também estarão presentes. Segundo o integrante do comitê e membro da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Angelo Pamplona da Costa, o projeto Nova Sergipe existe desde 2009 com o objetivo de revitalização da rua central, atendendo à população londrinense.


"No Dia da Sergipe a rua é promovida em benefício da comunidade, com atividades como corte de cabelo gratuito, aferição de pressão, feira de doação de animais, apresentações de balé e grupo de choro; tudo graças ao envolvimento de várias instituições", explicou. Neste dia, o comércio estará aberto até às 18 horas.


A Secretaria Municipal da Saúde vai participar do evento com um trabalho de viés educativo. A gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, afirmou que estarão expostos cartazes, painéis e maquetes sobre as endemias atendidas na cidade, como a Dengue, doença de Chagas, caramujo africano, entre outros; e agentes municipais de endemias irão informar e orientar os visitantes sobre as doenças.


Já a SEMA vai levar ao evento a Biblioteca Móvel Ambiental, um ônibus adaptado com exibição de vídeos e livros sobre educação ambiental. O Museu de Arte de Londrina irá receber atividades e estandes, e estará aberto com a exposição "Momentos: Do Pioneirismo à Contemporaneidade Artística", da artista plástica londrinense Patrícia Lopes, das 8 às 13 horas.


Alterações no trânsito


Devido o bloqueio de trânsito, agendado entre 7h30 às 17 horas, agentes da CMTU irão orientar e fiscalizar os condutores no trecho. Para não sobrecarregar o tráfego da região, o cruzamento da Leste-Oeste com a Minas Gerais também estará interditado; e o acesso ao quadrilátero central deve ser feito por vias alternativas, como Duque de Caxias ou Pernambuco. Será permitida atravessar a Rua Sergipe pelas ruas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em relação ao transporte coletivo, fiscais das concessionárias acompanharão as viagens e definirão o melhor caminho para a volta dos ônibus, conforme a necessidade. Ao todo, 20 linhas terão o caminho alterado. São elas: 101 – Novo Amparo, 102 – Ideal, 103 – Santa Fé, 104 – Interlagos, 105 – São Pedro, 106 – Guilherme Pires, 107 – Aragarça, 108 – Albatroz, 110 – Mister Thomas, 111 – Eucaliptos, 112 – Alexandre Urbanas, 113 – Pioneiros, 121 – Três Figueiras, 201 – Califórnia, 203 – Ouro Branco, 210 – Vitória, 221 – Limoeiro, 409 – Vila Yara, 601 – Acapulco e 603 – Irerê/Centro.


Continue lendo