As novas sedes das delegacias da Polícia Civil em Cambé e em Ibiporã foram inauguradas nesta quinta-feira (28). A implantação das duas unidades foi possível por meio de convênios firmados entre as prefeituras dos dois municípios da Região Metropolitana de Londrina e o governo do Estado.
Com a mudança, as carceragens que dividiam espaço com os setores de investigação e atendimento da Polícia Civil passam a funcionar em imóveis separados. A partir de agora, a gestão dos presos passa a ser exclusiva do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná).
O delegado de Cambé, Paulo Henrique Costa, afirmou que a alteração faz com que a equipe consiga focar nos trabalhos de combate à criminalidade e investigação das ocorrências registradas no município.
Leia mais:
Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia
1ª edição do Dia da Saul Elkind vai acontecer neste sábado
Londrina e Cambé recebem do Ministério Público selo de ‘Município Antirracista’
"Isso muda o nosso foco de trabalho porque, além das investigações, acumulávamos também o trabalho de custódia de presos. Essa atribuição era bastante árdua. Boa parte dos policiais ficava responsável por cuidar dos presos na delegacia, da questão de segurança, da alimentação, da escolta, da escolta externa para levar ao hospital. Essa mudança é uma valorização também dos servidores que fizeram concurso para uma finalidade, mas estavam trabalhando em outra”, destacou.
Em Ibiporã, o delegado Vitor Dutra de Oliveira também espera prestar um melhor atendimento à população. "Agora vamos ter uma melhor condição de trabalho. Muitos serviços que eram demandados pela movimentação de presos e outras atribuições da gestão da cadeia pública são repassados agora para o Depen. Antigamente, muitas vezes a pessoa era vítima de crime e, ao mesmo tempo, estava tendo ali a visitação dos presos. Era uma situação inconveniente para a população”, comentou.
CONTINUE LENDO: Decreto que determina esvaziamento de carceragens foi assinado ainda em 2020