Londrina

Definido local do restaurante popular de Londrina

11 dez 2010 às 11:50

O Restaurante Popular de Londrina, anunciado para ser entregue à população ainda em 2010, somente será construído a partir do ano que vem devido a mudanças na forma de avaliação da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), financiadores do projeto.

O local da obra, no entanto, segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, já está definido: o prédio será construído no terreno público ao lado do Terminal Urbano de Ônibus, entre as ruas Professor João Cândido e Pernambuco, no centro de Londrina.


"Temos certeza que este é o melhor local porque atende 100% aos requisitos do MDS: estar em área com intenso fluxo de pessoas e servido por transporte coletivo", explicou em entrevista ao Bonde.


Hoje a área, de aproximadamente 3 mil metros quadrados, é ocupada por vendedores de veículos usados – a chamada "pedra". Os comerciantes vão ficar com metade do terreno em regime de permissão de uso. A face da Rua Professor João Cândido ficará com restaurante.


"Nós conversamos com os vendedores e, quando for iniciada a construção, eles vão utilizar apenas metade de área", disse o vice-prefeito José Ribeiro, encarregado de negociar com os vendedores de veículos. "São trabalhadores que exercem esta atividade em Londrina há mais de 25 anos. Conseguimos resolver tudo pacificamente".


Projetos


Segundo a secretário Marisol Chiesa, a prefeitura está na fase final da elaboração dos projetos que posteriormente serão encaminhados à CEF. Quando aprovados, será aberta licitação para contratar construtora que edificará o restaurante, cuja previsão é ter 800 metros quadrados. "Não posso prever uma data para a licitação ou para o início das obras porque o cronograma é elaborado pela Caixa e pelo MDS".


Em setembro, a prefeitura contratou, por meio de carta-convite a empresa Niere Engenharia Civil Ltda. para elaborar os projetos "básicos, executivos, complementares e serviços de engenharia" do restaurante. O valor do contrato foi de R$ 51.460. "Estamos na fase final de todos os projetos", disse Chiesa.


Atraso


Previsto para ser construído em ano, a entrega do restaurante está atrasada. A secretária Marisol Chiesa, no entanto, justificou a "demora" com a reestruturação na forma de avaliação dos projetos pela Caixa e MDS e com o período eleitoral. "É preciso frisar que não houve atrasos dentro do município".


Capacidade


O Restaurante Popular terá capacidade para servir mil pessoas diariamente, mas a cozinha será projetada para preparar 5 mil refeições diárias. Futuramente, a intenção é construir mais quatro restaurantes populares em Londrina em outras regiões da cidade que seriam abastecidos pela cozinha do restaurante central.

A refeição custará R$ 1,50 e, segundo a secretária, será altamente nutritiva e saudável.


Continue lendo