Londrina

Darci Piana, defensor do Cadeião Cultural, recebe Cidadania Londrinense

10 dez 2014 às 15:36

"O Darci Piana é um homem que desempenha um papel fundamental na valorização da mão de obra que atua no comércio do Paraná e por meio do Sesc e do Senac, tem oferecido inúmeros cursos e oportunidades para a população do Estado com especial atenção para Londrina", disse o vereador Padre Roque, principal autor da homenagem que será entregue amanhã (10) ao empresário, durante solenidade na Câmara de Vereadores, às 16 horas. Na oportunidade, Darci Piana, atual presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Paraná receberá o título de Cidadão Honorário de Londrina, concedido pela Câmara de Vereadores e Prefeitura.
Padre Roque lembrou ainda que Darci Piana é responsável por grandes obras em Londrina, como a do Sesc Cadeião Cultural e a unidade integrada do Sesc-Senac que será construída na zona Norte da cidade. A obra do Sesc Cadeião Cultural, localizada na região central de Londrina será inaugurada amanhã (10) e abrigará salas para manifestações artísticas e um teatro. Na verdade, o prédio construído em 1953 e utilizado como cadeião até 1994 ficou fechado por quase duas décadas e foi restaurado pelo Sistema Fecomércio que investiu R$ 2 milhões na obra. A permissão de uso para restauração do prédio foi aprovada em 2010 pela Câmara de Vereadores e oficializada em 2011 pela Prefeitura de Londrina.

"Na data do seu aniversário, Londrina recebe o prédio totalmente restaurado da antiga cadeia pública, transformado num importante espaço cultural. Darci Piana é um dos grandes incentivadores desta obra e merece a Cidadania Londrinense", lembrou Padre Roque. Já a nova unidade do Senac na Zona Norte que inclui escola, refeitório, laboratório, ginásio de esportes e administração, receberá investimentos da ordem de R$ 15 milhões do Sistema.
Biografia – Além de presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, 72 anos, é também vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e representa a entidade no Fórum Consultivo Econômico Social do Mercosul. Além disso, em razão da sua atuação na área cultural, ocupa a cadeira de n° 29 da Academia Paranaense de Letras.


O homenageado nasceu em Carazinho (RS), em 24 de dezembro de 1941. Veio ainda jovem para o Paraná, onde se formou em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica do Paraná, e Contabilidade pela Faculdade Econômica e Administração da Universidade Federal do Paraná. É sócio-proprietário da DASA Consultoria Ltda, empresa que atua em consultoria econômica, locação e venda de imóveis com sede em Curitiba.

Piana foi superintendente regional da Companhia de Financiamento da Produção do Paraná de 1985 a 1987 e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (Sincopeças), no biênio 1992-1993. Foi fundador e primeiro presidente da Sincocred, cooperativa de crédito do Sincopeças. Presidente do Conselho do Paranacidade em 2005 e 2006; e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR em 2007 e 2008. Na área esportiva foi um dos fundadores do Paraná Clube, e como presidente conduziu a equipe nas conquistas dos campeonatos estadual e nacional.


Continue lendo