Londrina

Curta-metragem de Londrina é selecionado para Gramado

04 jul 2007 às 11:43

O filme ''Satori Uso'', dirigido pelo londrinense Rodrigo Grota e produzido pela Kinoarte, é um dos treze filmes selecionados entre mais de uma centena para competir na categoria de curta-metragem no 35º Festival de Gramado, que acontece na Serra Gaúcha de 12 a 18 de agosto.

O curta-metragem, filmado em 35mm, em cores e preto e branco, tem 17 minutos de duração. A pré-estréia foi em março, no Cine Com-Tour/UEL, quando teve sua primeira exibição e foi visto por mais de 500 pessoas. A produção de ''Satori Uso'' teve patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - Promic.


O argumento gira em torno da passagem do poeta japonês Satori Uso por Londrina, anos 1950. Um cineasta americano, Jim Kleist, resolve documentar esta passagem. Na verdade, tanto o poeta Uso como o cineasta Kleist nunca existiram, e o documentário ''Satori Uso'' é forjado, sendo portanto pura ficção.


No filme, interpretado pelo londrinense Rogério Ivano e pela atriz paulista Caren Utino, há trechos de um filme inacabado (e também falso) do cineasta Kleist quando ele esteve no Brasil.

Além de "Satori Uso", o Paraná marca presença na competição com mais um trabalho: o curta ''Balada do Vampiro'', dos curitibanos Beto Carminatti e Estevan Silvera.


Continue lendo