Londrina

Crianças resistem às drogas

06 jul 2001 às 18:43

Cerca de 1,8 mil crianças da 4ª série do ensino fundamental de 24 escolas das redes pública e particular de Londrina receberam hoje (06/07), em solenidade no 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o certificado de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu cerca de 25 mil alunos em 51 municípios do Paraná. Esta foi a primeira vez que o Proerd foi aplicado em Londrina.

Segundo a tenente Juliana Molina Selucio, da coordenação estadual do programa, o Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná e a Secretaria Estadual da Educação e foi criado a partir de uma iniciativa dos Estados Unidos e que está sendo aplicado com sucesso em 40 países. "Em países onde há confrontos de dados entre o programa e as ocorrências policiais, ficou comprovado que apenas 1% dos alunos que participaram das aulas se envolveram em atos ilícitos", afirmou.


De acordo com a tenente, o programa mantém um policial fardado em sala de aula, uma vez por semana, durante quatro meses. "De forma integrada com o professor e com ajuda de uma cartilha, o policial desenvolve atividades com o objetivo de ensinar as crianças a resistir à droga, conscientizando-as sobre os perigos", disse.

* Leia mais em reportagem de Telma Elorza na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado


Continue lendo