Neste sábado (26), o Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, vai realizar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença grave, causada pelo poliovírus, que ataca geralmente as criança e pode ser facilmente transmitida.
O vírus se desenvolve na garganta ou no intestino e se espalha pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios provocando a paralisia. Nos casos mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer.
A única forma de se prevenir é com a vacinação. Não existe tratamento específico para a doença e não há cura. Por isso, é importante que as crianças tomem todos os anos a vacina contra a poliomielite até completarem 5 anos de idade.
Londrina
Em Londrina são 39 mil crianças nesta faixa etária. A atenção deve ser ainda maior, já que a Secretaria de Saúde não vai estender a campanha de vacinação pelos próximos dias, em virtude da greve do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv).
A prefeitura vai disponibilizar mais de 120 postos de vacinação por toda a cidade, incluindo as unidades básicas de saúde da região urbana e rural e mais 70 postos volantes, que serão montados, especialmente, para a campanha de vacinação. O horário será das 8h às 17h.