Londrina

Córnea e coração de menino já foram transplantados

11 ago 2001 às 14:02

A Central de Transplantes em Londrina informou hoje (11/08) que o coração, os rins e as córneas do garoto Giovane da Silva, de 8 anos, que morreu ontem, foram retirados para serem usados em transplantes. A identidade dos beneficiados foi mantida em sigilo. Na tarde de quinta-feira, o menino levou uma descarga elétrica e caiu de um poste, quando tentava retirar uma pipa dos fios elétricos. O acidente ocorreu na zona oeste de Londrina, onde ele morava.

De acordo com o pai, Jeová Moreno da Silva, de 43 anos, Giovane tinha feito um pedido a ele, há menos de 15 dias, para que quando morresse seus órgãos fossem doados. ''Ele disse que queria doar principalmente os olhos porque dizia que iria ajudar as crianças que não podem enxergar'', disse o pai. Jeová é doador de sangue desde os 19 anos. Bastante emocionado, o pai do garoto agradeceu a ajuda dos vizinhos que socorreram o seu filho no momento da queda, dos bombeiros e dos médicos que realizaram o desejo do filho. Giovane morreu em decorrência de traumatismo craniano. O garoto seria sepultado ontem à tarde, no cemitério Jardim da Saudade, em Londrina.


Os órgãos de Giovane começaram a ser retirados no final da tarde de sexta-feira. Segundo a coordenadora geral da regional Norte da Central de Transplantes, Elza de Lara Bezerra, o coração seguiu para Curitiba, no início da noite de sexta, e foi transplantado numa menina de oito anos, de Ponte Alta do Norte (SC). Nove possíveis receptores dos rins estavam sendo avaliados ontem pela manhã. Uma menina de Cambé recebeu uma das córneas ontem pela manhã. A outra não havia sido usada até o início da tarde de ontem.

*Leia mais na reportagem de Luciano Augusto na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste domingo


Continue lendo