O Conselho Municipal do Ambiente (Consema) deve se reunir próxima segunda-feira (31) para discutir o edital de licitação da coleta do lixo em Londrina, publicado esta semana pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com valor de R$ 115,8 milhões para cinco anos.
O presidente do conselho, Fernando Barros, disse que chama atenção no edital o fato de não estar especificada a coleta separada de rejeitos e lixo orgânico. Isto é imprescindível, disse ele, por que a Central de Tratamento de Resíduos, foi projetada para receber os tipos de resíduos separadamente.
O rejeito será enterrado em vala impermeabilizada e o orgânico deve ser compostado. "Se esta falha no edital se confirmar, vamos solicitar ao Executivo que retifique o edital", disse Barros à Rádio Paiquerê AM.
Hoje a coleta separada de rejeito e orgânico ocorre apenas em alguns pontos do centro de Londrina. "Acho que o edital também dever ter estabelecido um encargo para a empresa vencedora de fazer uma campanha de educação sobre os tipos de lixo e a necessidade de a população separar", opinou.