A Prefeitura de Londrina publicou o Decreto nº 1.472, alterando o expediente nas datas que antecedem e sucedem o Natal e Ano Novo (dias 23, 26 e 30 de dezembro e 2 de janeiro de 2023). O decreto foi publicado no Jornal Oficial nº 4.798.
O expediente nos órgãos da administração direta e indireta nos dias 23 e 30 de dezembro de 2022 será das 7h às 13h. E ficou considerado ponto facultativo, nas repartições públicas municipais, nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2023.
Com isso, tanto a sede administrava da Prefeitura, quanto os órgãos como Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), FEL (Fundação de Esportes de Londrina) e Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) seguirão o disposto no decreto.
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
Com relação à Acesf, o setor de Plantão Funeral não sofrerá alterações, permanecendo com o atendimento 24 horas. Já os setores administrativos e financeiros vão seguir o horário de funcionamento do decreto.
Por outro lado, a sede da Cohab estará fechada tanto nos dias de ponto facultativo (26 de dezembro e 2 de janeiro de 2023), como nos dias 23 e 26 de dezembro. O Procon-LD suspendeu atendimento ao público desde segunda-feira (19) e seguirá assim até o dia 3 de janeiro.
SAÚDE
A Secretaria de Saúde detalha como será o expediente de seus serviços nestes dias e também no Natal e Ano Novo.
Nos dias 23 e 30 de dezembro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Centro de Especialidade Odontológicas, Policlínica Municipal, Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), Diretoria de Vigilância em Saúde e unidades administrativas terão funcionamento das 7h às 13h, conforme o estabelecido no Decreto nº 1.472.
Nestes dias, funcionarão normalmente e deverão escalar os servidores, de acordo com a demanda do serviço, as unidades de saúde de atendimento de 16, 18 e 24 horas (União da Vitória, Pronto Atendimento do Maria Cecília, PAI (Pronto Atendimento Infantil), Leonor, Upa Centro Oeste, UPA Sabará, SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), Maternidade Municipal, Samu e Centrolab), Farmácia Municipal, CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga).
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, funcionarão apenas as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) Sabará e Centro-Oeste, o PA (Pronto Atendimento) do Leonor, Maria Cecília, União da Vitória e Pronto Atendimento do CAPS Adulto.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, funcionarão apenas o PA do Maria Cecília e do União da Vitória, das 7h às 19h. Já no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, abrirão as UPAs, o PAI, PA do Leonor, Maternidade Municipal, Samu e o PA do CAPS Adulto.
CMTU (DIAS 23, 24 e 26)
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informa que, excepcionalmente na sexta-feira (23), em razão das festividades natalinas, os setores administrativos e de atendimento ao público do órgão funcionarão das 7h às 13h.
Na segunda-feira (26), por conta do decreto 1.472, que considera a data como ponto facultativo nos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Londrina, não haverá expediente.
A exceção fica por conta de setores que desempenham serviços essenciais, como fiscalização de Trânsito e Posturas, e dos que têm atividades que não podem ser adiadas, como é o caso da Coordenadoria de Licitações. Nestes departamentos, os trabalhadores atuarão em escala reduzida. Em toda a CMTU, o trabalho normal será retomado na terça-feira (27), às 8h.
Por conta dessas alterações, processos de apresentação de condutor infrator ou de recurso contra multas, por exemplo, cuja data limite vencer nos períodos em que a área de atendimento da companhia estiver fechada, poderão ser iniciados – sem prejuízo na contagem de prazo – no primeiro dia útil após o recesso.
Os ônibus do transporte coletivo circularão sem alterações nas tabelas de horário. Na sexta (23) e segunda-feira (26), seguirão a programação dos dias úteis. No sábado (24) e no domingo (25), adotarão as escalas relativas a estes dias da semana.
O TRL (Terminal Rodoviário de Londrina), gerenciado pela CMTU, terá expediente somente das equipes operacionais, com suspensão das tarefas administrativas nos mesmos dias e horários especificados no decreto municipal que trata do assunto.
A coleta do lixo orgânico e do rejeito será realizada sem modificações, mas o início dos turnos de atendimento ocorrerá, na sexta-feira (23) e no sábado (24), meia hora mais cedo, às 6h30 e 18h30. Assim, a orientação é que os moradores também se adiantem em colocar os resíduos na rua.
O recolhimento do material reciclável, que já não acontece aos finais de semana, será feito normalmente na sexta (23) e segunda-feira (26), percorrendo os bairros já previstos para estes dias.
Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, localizados nas regiões leste e norte, respectivamente, estarão abertos até sábado (24), ao meio-dia. Na segunda-feira (26), passam a operar a partir das 8h.
Os trabalhos de limpeza e manutenção de áreas públicas, como varrição, lavagem de pisos, capina do mato, desobstrução de bueiros, poda de árvores e plantio de flores, serão executados como de costume, parando apenas no domingo (25).
As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas sem alterações. No Natal (25), porém, o funcionamento será facultativo e a presença dos comerciantes não será obrigatória. Isto é, o número de barracas em atividade poderá variar.