Em 1994, o então prefeito Luiz Eduardo Cheida implantou a Guarda Municipal em Londrina, que chegou a ter 200 pessoas e foi extinta em 96. A Guarda foi desativada pelo prefeito seguinte, Antonio Belinati, e os funcionários concursados foram transferidos para outras funções, em diversas secretarias.
Em entrevista à rádio CBN, o servidor municipal, Celso de Almeida, que passou no concurso na época, reivindicou a oportunidade de ser incorporado à nova Guarda Municipal, que será implantada no próximo ano e que teve concurso aberto nesta terça-feira (4).
"Na época do prefeito Cheida foi aberto concurso para Guarda Civil Municipal, mas quando entrou o Belinati não vingou. Como acabou, os guardas foram espalhados para outras secretarias, mas o concurso que nós fizemos na época foi para a Guarda Civil Municipal de Londrina".
Na folha de pagamento de Celso, que trabalha na Supercreche, consta sua função como agente de gestão pública/guarda, com salário base menor que o piso para a contratação dos novos guardas. Ele reivindicou um concurso interno para os funcionários que passaram no concurso anterior.
O secretário de Gestão Pública de Londrina, Marco Cito, explicou à CBN que as funções da nova guarda são diferente. Segundo ele, os servidores concursados em 94 eram apenas vigilantes. A secretaria pretende elaborar um projeto de lei, que precisa ser aprovado pela Câmara Municipal, para que esses vigilantes sejam transferidos para a guarda no próximo ano.
"A descrição da função e as atividades não são semelhantes. Há particularidades importantes, como por exemplo, o fato de esta guarda ser armada, ter funções constitucionais naquilo que se refere ao que a Guarda Municipal pode fazer, mas um pouco mais abrangente do que os concursados anteriores, que eram para vigilantes e não para guarda. Sendo assim, estamos até nos antecipando, estudando uma maneira, levantando quantos são esses do concurso do passado para que eles possam, após a implantação, através de projeto de lei na Câmara Municipal, mudar o ramo de atividades deles, para que se equiparem ao ramo de atividade das funções da Guarda Municipal, que agora será formada, para que eles possam ser incorporados através de testes". (informações da rádio CBN)