As obras de base (fundação) de toda a estrutura do novo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina começaram nesta terça-feira (8). As equipes trabalham na cravação das primeiras estacas pré-moldadas e na colocação de vigas, blocos e estrutura dos pilares. O novo prédio do Instituto contará com diversos laboratórios, consultórios, equipamentos com alta tecnologia e salas de raio x, além de auditório, estacionamento e cela de psiquiatria.
Serão cravadas nos solo 220 estacas pré-moldadas. Em paralelo a esse serviço, serão colocadas as vigas, blocos e a estrutura dos pilares para adiantar a obra. "Após esse serviço, que leva aproximadamente um mês, esperamos iniciar as paredes do prédio", disse o gerente interino do escritório regional de Londrina da Paraná Edificações, Marlon Eduardo Rodrigues.
A obra do novo Instituto, fiscalizada pela Paraná Edificações, é executada pela empresa Santini – Engenharia e Construções Ltda (EPP)
INSTITUTO - O novi Instituto Médico Legal de Londrina, localizado na Avenida Dez de Dezembro, no Jardim Europa, próximo ao 4º Distrito Policial, tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2015. No local serão atendidos, aproximadamente, 1,5 milhão de paranaenses em 36 municípios da região. Mensalmente são recebidas no atual prédio cerca de 80 cadáveres.
"Uma nova sede para o IML de Londrina é uma demanda antiga que este governo está atendendo. Proporcionaremos espaços mais dignos para receber as famílias que precisarem do atendimento e, ao mesmo tempo, haverá melhores condições de trabalho para os nossos profissionais", afirma o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher.
A nova sede, que faz parte do Programa Paraná Seguro, lançado pelo governador Beto Richa, terá 5.556 mil metros quadrados de área total e 2.133 metros quadrados de área útil. O investimento na obra é de R$ 4,5 milhões. O valor inclui também a locação de 25 veículos adaptados para o transporte de cadáveres, distribuídos em 18 seções médico-legais do Paraná.