A Secretaria da Saúde de Londrina inicia nesta segunda-feira a programação da 1ª Semana Municipal de Luta Contra a Aids, que acontece até o dia 1º de dezembro. O evento, que conta com apoio do Conselho Municipal de Aids, 17ª Regional de Saúde e organizações não-governamentais que trabalham com doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DST/Aids), tem como tema principal "Chega de Preconceito e Discriminação".
Durante a semana serão realizadas atividades em todas as regiões da cidade. Para o secretário de Saúde Silvio Fernandes a semana é importante porque vai levar informações sobre Aids para a comunidade. "É importante que as pessoas tenham informações sobre as DSTs e Aids, para que possam se prevenir contra essas doenças".
Dados do Departamento de Informações em Saúde (DIS) da secretaria mostram que desde 1984, início da epidemia de Aids, foram notificados em Londrina 1.050 casos da doença. Só este ano foram feitas pelo Centro de Doenças Infecciosas (Cidi) 90 notificações de casos de Aids. Deste total 19 pessoas foram a óbito (21%).
Durante a 1ª Semana de Luta Contra a Aids serão realizadas dezenas de atividades em todas as regiões da cidade, como palestras, oficinas educativas, painéis, panfletagens, distribuição de preservativos, mesa redonda sobre Aids com a participação de representantes da imprensa, lançamento de CD sobre Aids, entre outros.