Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Onda de calor

Com 38,2°C, Londrina registra o dia mais quente de 2024

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
26 set 2024 às 09:15

Compartilhar notícia

- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As ondas de calor intenso estão de volta. Nesta quarta-feira (25), a temperatura chegou a atingir durante a tarde 38,2°C em Londrina, o dia mais quente do ano segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento do Paraná). As temperaturas altas e a umidade do ar, que está na casa dos 15%, levantam o alerta para cuidados com a saúde.


Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que o calorão deve seguir até esta quinta-feira (26) em Londrina, com máximas previstas também para a casa dos 38°C. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já na sexta-feira (27), a chegada de uma frente fria vai fazer com que as máximas e as mínimas fiquem mais amenas, variando dos 13° até 30°C durante a tarde, inclusive com a possibilidade de chuvas em alguns pontos e nebulosidade. Apesar disso, o calor deve retornar já nos primeiros dias de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja aqui:

Confira a lista de aprovados no vestibular da UEL 2025 em 1ª convocação

Imagem de destaque
137 obras

Museu do Café promove exposição sobre casas de madeira de Londrina

Imagem de destaque
Live no ar!

Portal Bonde transmite ao vivo a Vestibafest com resultado do vestibular da UEL

Imagem de destaque
Sol e calor

Confira a previsão do tempo para este fim de semana em Londrina e na região


Para outubro, ele adianta que a chuva deve retornar com mais intensidade a partir da segunda quinzena do mês, que deve ter uma precipitação superior a 170 milímetros, quase o dobro do registrado em setembro. Com isso, o meteorologista afirma que as temperaturas vão seguir amenas, sem previsão de novas ondas de calor intenso. 

Publicidade


Com a falta de chuva e o calor, a umidade do ar registrada em Londrina durante a tarde, período mais quente, está por volta de 15%, o que é crítico e muito abaixo do recomendado, que é entre 50% e 60%. Até mesmo durante a madrugada, a umidade do ar não passou dos 40%. A melhora na qualidade do ar deve vir só a partir de sexta, com a chegada da frente fria.


SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Publicidade


Diretora do Departamento de Pneumologia da AML (Associação Médica de Londrina), Ana Muzio explica que, neste momento, vários problemas estão associados, como o calor intenso, a baixa umidade do ar e o excesso de poluição, principalmente por causa das queimadas. 


Ela aponta que o calor, por exemplo, pode levar a quadros de desidratação, com sintomas como queda de pressão, dor de cabeça e mal-estar, agravados pela baixa umidade do ar. 


O calor, segundo ela, pode fazer com que o coração trabalhe de maneira mais intensa para manter a temperatura corporal, o que pode levar ou agravar doenças cardíacas, como arritmias, e até mesmo afetar a circulação, contribuindo para a formação de coágulos sanguíneos.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Com 38,2°C, Londrina tem o dia mais quente de 2024
Calorão deve dar uma trégua no final de semana com a chegada de uma frente fria, mas retorna já nos primeiros dias de outubro
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo