As temperaturas bateram os 36,1º C às 15h desta segunda-feira (11) e transformaram o dia no mais quente do ano em Londrina, segundo o Instituto Meteorológico Simepar. O recorde foi confirmado às 19h, quando o resfriamento noturno não permitiria a quebra da marca.
A semana começou muito abafada. A presença forte do sol e a ausência de ventos também ajudam a aumentar a sensação de calor. "A região de Londrina recebe ar aquecido dos estados do Sudeste e do Centro-Oeste e tem um significativo ganho de temperatura por causa disso", explicou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.
Só a chuva pode amenizar o calor, de acordo com ele. "O tempo muito abafado gera instabilidade. A formação do núcleo de nebulosidade, no entanto, aconteceu mais ao sul de Londrina, fora do perímetro urbano. Tanto é que os moradores da cidade nem o perceberam", contou.
O núcleo, segundo o meteorologista, já se deslocou. "Foi para as cidades do Norte Pioneiro, onde há previsão de chuva para toda esta tarde", observou.
As esperadas pancadas de chuva vieram durante a noite em Londrina, com ventos que ultrapassaram os 60 quilômetros por hora.
A precipitação reduz um pouco as temperaturas, mas o calor continuará forte no decorrer desta semana. Nesta terça-feira (12), por exemplo, os termômetros devem bater novamente os 30º C na cidade. A tendência é de aumento da temperatura média até o final da semana. Para sexta-feira (15), a expectativa é de 32º C de máxima.