O futuro das famílias que ocupam um terreno da prefeitura no Conjunto Semíramis, na zona norte, foi discutido em reunião com a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) nesta segunda-feira (3). O resultado da conversa, no entanto, não foi revelado pela companhia. Os ocupantes definem sua posição em assembleia marcada para as 18h30 de hoje, no centro comunitário do bairro.
"Foi uma reunião de esclarecimento e acordamos que nenhuma das partes divulgaria suas propostas até que os moradores informassem sua decisão final. Eles foram informados de que a situação é irregular e pode levar à reintegração de posse com uso de força policial", afirma o presidente da Cohab, José Roberto Hoffmann.
De acordo com Ademir dos Santos, presidente da associação de moradores do Semíramis, a intenção da maior parte dos ocupantes é resistir. "Fui com a comissão à reunião e vamos fazer uma votação para decidir o que a maioria quer. Na minha opinião pessoal, a ordem judicial deveria ser cumprida, mas só teremos a posição de todos os ocupantes após a votação", informa. Segundo ele, a Cohab prometeu cadastrar todos caso a área seja desocupada. O grupo teria até quarta-feira para dar sua resposta.
Cerca de 150 famílias estão no terreno, que é da Prefeitura Municipal de Londrina. Os moradores dão sinais de que pretendem ficar, apesar de ordem judicial que determina a saída.
Nesta segunda-feira (3), os próprios ocupantes realizaram a capina da área. Segundo vizinhos, é a primeira vez que a roçagem é feita no local.
(matéria atualizada às 17h52)