O Projeto Londrina Verde vai orientar agricultores sobre as mudanças no Código Florestal aprovadas no ano passado. Os produtores do distrito da Warta, na zona norte da cidade, serão os primeiros a receber o suporte e o auxílio de profissionais qualificados.
O projeto promovido pela ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE) também realiza a inscrição dos agricultores no Cadastro Ambiental Rural (CAR). "O Código Florestal brasileiro mudou sim com regras de preservação que continuam existindo e estão à espera de cumprimento pelos proprietários", afirmou o biólogo Eduardo Panachão, coordenador da nova fase do Londrina Verde.
O Londrina Verde é realizado com recursos do governo da Alemanha e orientação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O projeto fornece meios para ajudar agricultores a realizar avaliações ambientais sobre as terras e produzir novos modelos de registro que passam a ser exigidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – como a entrada do produtor no sistema CAR.
Segundo o IBGE, Londrina tem 3.144 propriedades rurais. Mais de 90% delas têm até 100 hectares, estão na agricultura familiar e podem integrar o projeto. Os agricultores familiares de Londrina ocupam 198 mil hectares da área do município que tem quase 358 mil hectares no total.
A primeira reunião no distrito da Warta está marcada para o dia 4 de junho, às 18h30, no salão da Paróquia Santo Antônio.