A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai instalar placas de sinalização diferentes em locais com alto risco de acidentes em Londrina. A medida faz parte do "Maio Amarelo", campanha nacional de prevenção de acidentes.
As placas terão um desenho personalizado com a frase "Não vire estatística" nas cores amarela (risco moderado) e vermelha (alto risco).
Até o final desta semana, as placas devem estar instaladas nas avenidas Dez de Dezembro com Leste-Oeste e Rio Branco com avenida Brasília. Outras avenidas como Duque de Caxias, Saul Elkind e Maringá devem ser contempladas em um segundo momento.
Atropelamento de idosos
Até o mês de abril, foram registradas 11 mortes por atropelamento em Londrina, um terço do total de óbitos, sendo oito envolvendo pessoas acima dos 60 anos. Diante dos números, a CMTU prepara uma campanha voltada para a travessia segura de pedestres, fiscalizando pontos críticos.
Para o diretor de trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, a desatenção, a travessia com o sinal fechado para o pedestre e a travessia em local inadequado (fora da faixa, por exemplo), ainda são comportamentos preocupantes que decorrem em acidentes, muitas vezes fatais.