A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai realizar o emplacamento dos carroceiros que realizam o serviço de transporte de resíduos da construção civil e galhos de árvores até os Ecopontos.
Em entrevista à rádio CBN Londrina, o diretor de operações, Gilmar Domingues Pereira, afirmou que os trabalhadores serão cadastrados e os animais também vão passar pela avaliação com apoio dos técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e da Vigilância Ambiental. "Vamos fazer uma avaliação dos animais utilizados para puxar as carroças para verificar a sanidade dos animais". O trabalho será realizado uma vez por semana, cada vez em uma região diferente da cidade.
Os carroceiros da região oeste terão placas da cor verde; os da zona leste, placas da cor amarela; os da zona sul, placas da cor azul e os da zona norte, placas vermelhas. Esta diferenciação vai ajudar a fazer com que os carroceiros atuem em suas regiões de origem, evitando que exponham os animais a distâncias grandes demais.
Atualmente, 110 carroceiros estão cadastrados no município e as placas serão divididas por cores conforme a região de atuação do carroceiros para evitar que o animal percorra um trecho muito longo.
O emplacamento será feito na rua Oséias Furtoso, no Jardim Santa Rita, na zona norte de Londrina, a partir das 9h.