A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começa na próxima semana a utilização de radares móveis para monitorar o excesso de velocidade nas principais vias da cidade. Serão oito radares móveis fornecidos pela Polícia Rodoviária Estadual, a custo zero para o município.
De acordo com o diretor de Trânsito da companhia, Sérgio Dalbem, esta semana agentes de trânsito e policiais militares da Companhia de Trânsito do 5º Batalhão da Polícia Militar estarão realizando um treinamento com os agentes e campanha educativa com os motoristas. "Estamos monitorando o excesso de velocidade. Aqueles que passam dos limites, nós abordamos e orientamos para que não tenha mais este comportamento", explicou o diretor. Ao final da operação, é impresso um relatório dos veículos que cometeram irregularidades.
Na quinta-feira (dia 19), das 14h30 às 17h30, a ação é na avenida Adélio Benatti (Leste-Oeste), no número 4.287. Na sexta-feira (dia 20), das 9h30 às 12h30, a atividade está programada para a avenida Dez de Dezembro, nas proximidades do número 4.440.
Neste treinamento dois agentes de trânsito controlam o radar móvel. Outros dois agentes e dois policiais militares ficam atrás do radar para abordar os motoristas que ultrapassam os limites de velocidade. "Ontem, estivemos na avenida 10 de Dezembro, flagramos 90 veículos em excesso de velocidade. Destes, muitos estavam excedendo mais de 50% do valor permitido na via, o que dá cassação de carteira", informou Dalbem.
O diretor destacou que o objetivo da CMTU não é transformar Londrina numa indústria de multas. "Estamos divulgando há mais de 30 dias que utilizaremos radar móvel para fiscalizar o trânsito. Nesta semana estamos orientando com uma ação educativa. Ou seja, os motoristas tem que se conscientizar e andar em conformidade com a legislação, porque a partir da semana que vem, a fiscalização vai acontecer", observou.
Dalbem comentou que a utilização do radar móvel é mais uma ação da CMTU para tornar mais seguro o trânsito. "Vamos coibir a velocidade para evitar atropelamentos, batidas, para que tenhamos paz nas ruas da cidade", declarou. "Esta ação vai no sentido da campanha Pé na Faixa, que visa mudar o comportamento do motorista londrinense", completou.
Os radares móveis estarão, na próxima semana, distribuídos nos seguintes pontos da cidade: nas avenidas 10 de Dezembro (2 pontos), JK, Tiradentes (3 pontos), Leste Oeste, Winston Churchill e na rua Bahia.