Londrina

CMTU terá que recolher 50 t de lixo eleitoral

07 out 2002 às 15:06

A propaganda eleitoral – feita por meio de panfletos dos candidatos (mais conhecidos como "santinhos") –, despejada por cabos eleitorais e partidos políticos na madrugada de domingo nas ruas de Londrina, gerou uma quantidade aproximada de 50 toneladas de lixo. O cálculo é do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson Sella, que previu o término da limpeza apenas para terça-feira. Segundo ele, foram distribuídas vassouras e sacos plásticos a 120 pessoas, divididas em 15 equipes, que farão durante o dia todo o trabalho de limpeza. Sella encomendou um estudo à assessoria jurídica da companhia para verificar a possibilidade da aplicação da lei municipal 5.733/94, da ex-vereadora Lygia Puppato, que estipula punição para quem joga papel nas ruas. A multa prevista é de cerca de R$ 96,00.

Operários que trabalham no serviço de capina e roçagem de terrenos foram temporariamente deslocados para a limpeza das ruas. A maior preocupação é com a possibilidade de chuva. "Uma parte dos papéis pode colar nas calçadas e outra entupir os bueiros da cidade", constatou Sella.


Durante todo o domingo, enquanto transcorriam as eleições, 38 homens da CMTU, divididos em oito equipes, já trabalhavam na limpeza das ruas próximas à locais de votação.


As cerca de 50 toneladas de papel que estão sendo recolhidas pela CMTU serão destinadas às organizações não governamentais (ONGs), que trabalham na reciclagem de lixo em Londrina. Todo o material será encaminhado à Central de Prensagem e Vendas (Cepeve), localizada na chácara São Miguel (região sul). A Cepeve é coordenada por representantes das 27 ONGs que trabalham na reciclagem.

Para se ter uma idéia da quantidade de lixo gerada nessas eleições, o volume é o mesmo coletado diariamente pelas ONGs nas residências de mais de 85% da cidade.


Continue lendo