A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza, desde a última quarta-feira (24), a restauração da sinalização viária nos bairros União da Vitória I, II, III e IV, além de toda a extensão da avenida Guilherme de Almeida, na região sul da cidade. O trabalho, que deve ser concluído na semana que vem, integra o "Movimenta Londrina" – iniciativa da Prefeitura que leva mutirões de serviços a diversos pontos do Município.
Até o momento, a área já recebeu faixas de divisão de pista, 2 travessias bicolores, 24 marcas de parada obrigatória , 14 novas placas "pare" e mais duas que indicam a passagem de pedestres. As atividades foram finalizadas no trecho da Guilherme de Almeida entre a avenida Dez de Dezembro e a parte duplicada da via, bem como na rodovia João Alves da Rocha Loures, nas proximidades da Escola Municipal Zumbi dos Palmares.
De acordo com Hemerson Pacheco, diretor de Trânsito da CMTU, o objetivo é que, dentro das possibilidades, as intervenções contemplem toda a região. "Queremos atender todas as vias, mas precisamos levar em consideração as condições do asfalto. Nos locais em que for possível, todos os reparos serão feitos."
O diretor avalia que o serviço trará mais segurança aos pedestres, motoristas e motociclistas que circulam diariamente pela região. "Sinalizamos diversas alças de acesso que ligam a PR-445 à Guilherme de Almeida. Além disso, refizemos faixas bicolores para dar mais tranquilidade à travessia de quem anda a pé", conta Pacheco.
Outros locais - Entre os dias 12 e 19 de maio, também na zona sul, a CMTU atuou na revitalização da sinalização no jardim Acapulco e conjunto Cafezal. Inicialmente planejado como preparação das vias que receberiam o novo percurso dos ônibus que acessam o Terminal da região, o trabalho foi ampliado para outras ruas dos dois bairros.
O serviço incluiu a pintura quebra-molas, sinais de parada obrigatória, legendas de alerta, faixas de pedestres, além da implantação de novas placas. No total, a soma das atividades atingiu 152 inscrições horizontais unitárias, além de 7.792 metros de faixas lineares.
Novidade - Ainda nesta semana, a Diretoria de Trânsito da CMTU fez a recuperação de uma máquina policorte utilizada para serrar asfalto, piso e calçadas. Fora de uso há anos por questões financeiras, o equipamento foi reativado pela atual gestão da companhia, por meio do reaproveitamento de peças e componentes retirados de outros dispositivos.
O diretor Hemerson Pacheco explica que, para fazer retalhos no chão para a passagem de cabeamentos, a companhia estava na dependência de aparelhos emprestados de órgãos como a Secretaria de Obras e a Sanepar. "Agora, no entanto, graças à criatividade e disposição dos nossos servidores, nosso trabalho vai ganhar mais celeridade e autonomia. Tudo isso sem nenhum gasto extra para a CMTU", comemora.
Com a máquina de volta à ativa, o objetivo é incrementar a disponibilização de semáforos inteligentes nos cruzamentos da cidade. Presentes atualmente em 8 pontos, os equipamentos funcionam por sensores de presença, de modo a evitar que o fluxo da via mais movimentada seja interrompido desnecessariamente, mesmo sem a presença de veículos aguardando a conversão. A iniciativa é parte das soluções da CMTU pensadas para desafogar o trânsito em vias de movimentação intensa.