A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) retomou o recolhimento do lixo em Londrina. O restabelecimento do serviço ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (25), depois que a Kurica Ambiental, contratada responsável pelas atividades, obteve liminar na Justiça que garantiu o abastecimento dos caminhões de coleta. A medida foi tomada depois que o juiz da 9ª Vara Cível, por entender ameaçadas as condições de saneamento e saúde pública no município, autorizou o uso de força policial para garantir o transporte do combustível até a sede da empresa.
Assim, os veículos utilizados na prestação do serviço foram reabastecidos e saíram às ruas para atender os bairros onde a coleta já é feita às sextas-feiras. Com o cumprimento da ordem judicial, não haverá prejuízo na retirada dos resíduos ao menos pelos próximos três dias. Portanto, os moradores das regiões atendidas hoje (25), no sábado (26) e na próxima segunda-feira (28) podem fazer a disposição do lixo nas ruas normalmente. Na semana que vem, caso a greve dos caminhoneiros persista e o pool de combustíveis em Londrina continue com a saída bloqueada pelos manifestantes, CMTU e Kurica farão nova análise da situação.
O diretor-presidente da companhia, Marcelo Cortez, agradeceu à 4ª CIPM (4ª Companhia Independente da Polícia Militar), que acompanhou o cumprimento determinação legal, e saudou o juiz Aurênio José Arantes de Moura e o comando de greve pela sensibilidade ante a situação.
A coleta do lixo havia sido restrita em Londrina na tarde de quinta-feira (24), após avaliação da escassez no fornecimento de combustível que ocorre em todo o país.