Nesta terça-feira (19), a partir das 8h30, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) continua a limpeza do fundo de vale da Rua Orlando Vicentini, no Jardim Tropical. Na última sexta-feira, foram retirados 20 caminhões cheios de lixo e a previsão é de que nesta terça-feira sejam mais 20 viagens.
No mesmo dia também será feita a limpeza na Rua Francisco Merlos, onde funcionava o antigo ecoponto do Jardim Primavera, na zona Norte. O terreno vem sendo alvo de despejo clandestino e está tomado de lixo doméstico, entulho, galhos de árvore e restos de móveis. O trabalho deve durar a manhã toda e a Companhia estima que sejam necessários 15 caminhões para fazer a remoção completa da sujeira.
Segundo Mauro Andrade, diretor interino de operações da CMTU, a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no Jardim Primavera pode ser a solução definitiva do problema no local, a exemplo dos bons resultados obtidos no Jardim Nova Conquista, na zona Leste.
"O Município já tem licença ambiental para o funcionamento do espaço e a perspectiva da CMTU é que a construção e a operação do novo PEV ocorram nos mesmos moldes do primeiro, o qual tem obtido êxito com a presença frequente dos fiscais tanto no monitoramento quanto na orientação para os usuários. Temos recebido elogios, inclusive dos moradores do entorno", motiva Andrade. A previsão da CMTU é entregar novos pontos no segundo semestre, devido a necessidade de mão de obra fixa durante os horários de funcionamento dos PEVs.
As atividades de remoção de lixo e entulho terão continuidade na quarta-feira, 20, quando a CMTU atenderá o Jardim Ideal, na região Leste. A limpeza será feita na Rua Bauxita, perto da linha do trem, e na Rua Grafita, cruzamento com a Zircônio. A CMTU espera retirar, nos dois pontos, 15 caminhões de detritos, no mínimo.
Para Mauro, a situação no Ideal está delicada. "Já fizemos a limpeza das duas áreas várias vezes e, mesmo assim, os locais voltam a ser alvo dos sujões. Desta vez, além da retirada dos resíduos, vamos instalar placas para alertar a população de que é proibido jogar lixo naquele local, informando os números de disque-denúncia", reforça.
O diretor ressalta que a solidariedade da vizinhança é fundamental na manutenção dos espaços. "Contamos com o apoio da comunidade para manter as áreas limpas e com o compromisso da vizinhança em auxiliar o poder público na fiscalização, denunciando os infratores. Vale lembrar que agora temos o reforço da Guarda Municipal, pelo número 153". Desde o início do mês, quando começaram as atividades em conjunto entre a CMTU, Sema e a Guarda Municipal (GM), a pessoa que for flagrada atirando lixo nos fundos de vale, ruas e avenidas de Londrina estará sujeita à multa, a qual pode variar entre R$ 100 e R$ 3 mil.
Semana passada
No dia 14, quinta-feira, a CMTU deu continuidade na limpeza da Rua Ernesta Galvani dos Santos, no Monte Cristo. Foram retirados 20 caminhões de lixo e a previsão é de que sejam necessárias mais 150 viagens no local. O serviço deve continuar por mais 45 dias para a remoção completa dos resíduos. A Companhia conta com 4 caminhões basculantes e uma pá carregadeira para os serviços.
Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo 153, da GM (24 horas), e nos telefones 3379-7968 e 3379-7946, no serviço de atendimento da CMTU, de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.
Observação: em caso de chuva, as atividades de limpeza poderão ser adiadas.