O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Geirinhas e o gerente de Operações do órgão, Wilson de Jesus, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) com o vereador Tio Douglas (PTB) e prestadores de serviço de transporte escolar, concordaram em liberar a circulação das vans escolares nas faixas exclusivas das vias públicas e destinadas aos ônibus do transporte coletivo. No entanto, o embarque e desembarque de alunos nestas áreas continua proibido.
Empresários relataram durante o encontro, que cerca de 30% das 119 vans que operam no transporte escolar particular deverão se utilizar das faixas exclusivas para ônibus, mas a proibição atual causa transtornos.
Embarque e desembarque
Os diretores da CMTU não concordaram porém com o embarque e desembarque de alunos nas faixas exclusivas, situação que provocaria problemas de mobilidade para os veículos do transporte coletivo.
Para garantir acesso às faixas exclusivas, as vans do transporte escolar serão identificadas com um selo específico, de fácil percepção pelos agentes de trânsito do município. A medida é necessária,segundo a direção da CMTU, porque trafegam pelas vias públicas inúmeros veículos de cidades vizinhas, que não gozarão dos mesmos benefícios que os empresários locais.
Ainda durante a reunião, a equipe da CMTU também se comprometeu em liberar vagas específicas de estacionamento em frente as escolas para embarque e desembarque de passageiros das vans escolares, uma vez que as atuais vagas estão sempre ocupadas por veículos de pais de estudantes.