Neste sábado (6), a partir das 9 horas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levará à Praça da Bandeira toda a estrutura da Coordenadoria de Educação no Trânsito. São jogos e brincadeiras para as crianças, cartilhas e panfletos para os adultos. Tudo para reforçar junto aos dois públicos a importância das atitudes positivas no dia a dia das ruas.
A ação integra a programação do Maio Amarelo em Londrina, que tem como mote a frase "minha escolha faz a diferença". A intenção é que, somada ao calendário geral da campanha, a iniciativa contribua para as discussões sobre a construção de um trânsito mais pacífico em Londrina.
Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, além das crianças, que formam o maior público da companhia neste tipo de evento, muitos adultos aproveitam a oportunidade para buscar os agentes municipais a fim de tirar dúvidas. Ele avaliou que, provavelmente por encontrar o fiscal num ambiente festivo e descontraído, as pessoas costumam se sentir mais à vontade para perguntar a respeito de multas, falar de vias com necessidades de sinalização, entre outros assuntos.
"Esse contato de forma individual e intimista aproxima o poder público dos condutores. Trata-se de um momento bastante especial, já que, na correria do trânsito, muitas vezes fica complicado ter uma conversa mais longa e detalhada com quem nos procura nas ruas", afirmou Ribeiro. Ele ressaltou que, fora a atribuição de fiscalizar os motoristas, a companhia desempenha um importante papel educativo junto à população, que é decisivo na construção de uma nova dinâmica para o trânsito.
Além de iniciativas pontuais como a de sábado, a equipe de Educação da CMTU trabalha continuamente com empresas, instituições de ensino, grupos de idosos e associações de bairros, levando brincadeiras, jogos educativos, peças teatrais e outras ferramentas instrutivas aos mais diferentes públicos.
Excluindo a ação na área de educação no trânsito, a ação contará ainda com o Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da CMTU. Pronto para ouvir as reclamações e solicitações dos moradores, um ouvidor ficará encarregado de encaminhar as demandas recebidas aos setores internos da companhia, acelerando a resolução dos casos.